Os estudantes do departamento de Música da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho têm obtido várias distinções a nível nacional e internacional, confirmando a excelência artística e o trabalho desenvolvido por esta academia.
Máximo Klyetsun, do 2.º ano da licenciatura em música e da classe do professor Ângelo Martingo, foi laureado com o prémio do público e o 2.º prémio no XIX International Animato Piano Competition in Paris, em França. Anteriormente, recebeu o 1.º prémio no Prix du Piano Bern – Interlaken Classics, na Suíça, e o prémio de Melhor Português e 2.º lugar geral no Concurso Internacional de Piano de Viseu.
Francisco Ferreira Machado, do 1.º ano da licenciatura em música e aluno do professor António Pereira, conquistou este fim-de-semana o 1.º prémio em Viola d’arco no Concurso Internacional de Corda Cidade de Vigo, em Espanha, enquanto Diogo Sousa Santos, do 2.º ano e da classe do professor Nikolay Gimaletdinov, foi galardoado naquela competição com uma menção honrosa em violoncelo (o júri não atribuiu pódio na categoria).
Já o clarinetista Jorge Aldao López, do mestrado em ensino de música e aluno do professor Vítor Matos, foi seleccionado para integrar a Jovem Orquestra da Galiza. Há poucos meses, tinha sido distinguido no XI Concurso de Interpretação Solista na Corunha, também em Espanha, o que lhe permitiu actuar uma temporada a solo com a Orquestra Sinfónica da Galiza, no ‘Concerto para clarinete e orquestra’, de Carl Nielsen.
Por seu turno, Margarida Breda, Inês Cunha e Inês Monteiro – do mestrado de ensino de música e da classe do professor Ricardo Barceló -, a par de Beatriz Oliveira, formam o projecto ‘HERA’. Este raro quarteto feminino de guitarra a nível mundial foi agora escolhido pela organização Ibermúsicas e vai participar no 13.º Festival Internacional de Guitarra de Maldonado, no Uruguai, um dos mais prestigiados da Iberoamérica.
Quanto às violinistas Elisa Alves e Francisca Ribeiro, respectivamente da licenciatura e do mestrado em música, ambas alunas do professor Miguel Lessa Simões, foram seleccionadas para integrar o Estágio Gulbenkian para Orquestra. Recentemente, interpretaram a sinfonia ‘Leninegrado’, de Chostakovitch, em dois concertos side-by-side com a Orquestra Gulbenkian, em Lisboa.
No verão, o clarinetista Jorge Sousa foi agraciado com o 1.º prémio – categoria sénior e o prémio D. Maria Aldina Valente no Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro de Oliveira de Azeméis, enquanto o 1.º prémio – categoria nível 10 foi para Inês Cruz Esteves. Ambos estão ligados às classes dos professores Xocas Meijide e Vítor Matos.
Entretanto, o pianista Pedro Teixeira, aluno do professor Luís Pipa, foi laureado com o 1.º prémio – categoria E no XXV Festival Internacional Cidade do Fundão e, também, no XII Concurso Nacional de Piano de Vila Verde. Juntam-se ainda Jael Cohen, da classe do professor Vítor Matos, com o 1.º prémio em clarinete – categoria A no XVIII Concurso Internacional Paços’ Premium, em Paços de Brandão; e Simão Viegas, aluno do professor Gil Magalhães, com o 1.° prémio em Flauta Transversal – categoria D no IX Prémio Ilda Moura, no Porto, que se apresentou igualmente a solo com a Orquestra do Algarve.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.




