A Escola de Arquitectura, Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD) celebra esta Quarta-feira, dia 5 de Novembro, os seus 29 anos. A cerimónia acontece a partir das 15h00 e terá lugar no auditório nobre, no campus de Azurém, em Guimarães.
A sessão abrirá com as intervenções do presidente da EAAD, Paulo Cruz, e do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro às quais se segue a conferência ‘Pierre Jeanneret, no sopé dos Himalaias’, pela professora Maria Manuel Oliveira. Tendo terminado recentemente a sua carreira académica, Maria Manuel Oliveira, representou, desde 1997, um elemento estrutural da Escola de Arquitectura, Arte e Design, enquanto docente, investigadora e arquitecta. Ensinou projecto de arquitectura para diferentes programas, investiga no Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT) e desenvolve projectos de arquitectura e desenho urbano no âmbito do Centro de Estudos da EAAD.

A EAAD possui mais de 600 estudantes, 30 professores de carreira, um investigador e oito técnicos, administrativos e de gestão. Tem múltiplos projectos nacionais e internacionais no ensino, investigação e interacção com a sociedade nas áreas de arquitectura, design do produto e artes visuais, destacando-se neste particular a única Cátedra não académica da UMinho, em parceria com o Grupo Casais.
O seu edifício, da autoria de F. Távora e J.B. Távora, sedia entidades como o Lab2PT (novamente avaliado pela FCT como ‘Excelente’) e o Centro de Estudos da escola. A EAAD tem ainda actividades a decorrer na Garagem Avenida, através das artes visuais, assim como no Instituto de Design, com as actividades lectivas afectas à área de design de produto e serviços.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.


