UMinho: acreditação dos cursos até 2028 foi plena

Data:

A Universidade do Minho obteve recentemente a acreditação institucional plena, até 2028, pela sua qualidade no ensino, na investigação e na gestão. A distinção foi atribuída pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Esta classificação está a contribuir para decisões de acreditação máxima (seis anos) dos cursos da UMinho, através da aplicação de um regime especial de avaliação simplificada (‘via verde’), que não requer uma comissão de avaliação externa para cada processo.

“No caso das licenciaturas, dos mestrados e dos doutoramentos em funcionamento na nossa universidade, tivemos já 36 decisões favoráveis por seis anos e uma por quatro anos. E das 28 propostas de novos ciclos de estudos submetidas pela UMinho, 25 foram acreditadas por seis anos e duas tiveram acreditação condicional. Estes resultados destacam-se a nível nacional, dado que a A3ES tem recusado quatro a cada dez novos cursos superiores”.

“Confirmam, também, a nossa aposta em responder às necessidades de formação.”

“As boas práticas da UMinho ao nível da qualidade dos relatórios apresentados para acreditação dos seus ciclos de estudos têm permitido excelentes resultados nos processos de avaliação e confirmam, também, a nossa aposta em responder às necessidades de formação e aos novos desafios societais”, refere o vice-reitor para a Educação e Mobilidade Académica, Hernâni Gerós.

PUB

Responder aos novos desafios societais

Os novos cursos incluem, por exemplo, os mestrados em Computação Avançada, em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e em Engenharia de Pavimentos Sustentáveis e Resilientes, bem como os doutoramentos em Biomedicina e Ciências da Saúde, em Ciências Criminais e em Recursos em Plantas Medicinais e Alimentares, entre outros.

Disponibiliza mais de 200 cursos, sendo a universidade do Norte de Portugal com a maior oferta no 1º ciclo, com 59 licenciaturas e mestrados integrados. Os seus cursos de Engenharia Aeroespacial e Medicina estão no top 10 nacional das notas mais elevadas de acesso. Neste quadro, a promoção da inovação pedagógica e a ligação do ensino à investigação constituem traços distintivos e promotores da excelência na sua comunidade.

A UMinho está a promover a sua oferta educativa em dezenas de agrupamentos e escolas secundárias, além de participar nas feiras Unlimited Future (Janeiro a Abril, em 10 cidades), Qualifica (12 a 15 de Março, Matosinhos), Futurália (25 a 29 de Março, Lisboa) e UPA – UMinho de Portas Abertas (3 a 5 de Abril, no campus de Gualtar, Braga).

Além disso, acolhe visitas regulares de grupos de estudantes do ensino básico e secundário nos seus campi em Braga e Guimarães, promovendo ainda acções junto de municípios ou empresas e programas especializados, como o ‘sou.UMinho 5.0’, ‘Verão no Campus’‘VEM – Vamos Experimentar a UMinho’‘Liga-te à UMinho’ e ‘Portas Abertas’ para o ensino superior, contribuindo assim para o desenvolvimento académico e profissional de milhares de jovens e adultos.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Centro Histórico: há 24 anos Património Cultural da Humanidade da UNESCO

Guimarães vive, este Sábado, dia 13 de Dezembro, os 24...

Universidade do Minho: estudantes de Música com vários prémios

Os estudantes do departamento de Música da Escola de Letras, Artes...

ExcentriCidade: residência artística em Pevidém dedicada aos ‘Ritmos da Comunidade’

Pevidém está pronto para receber uma nova residência artística...

Memória viva: D. Afonso Henriques faleceu há 840 anos

Perante a estátua do primeiro rei, em frente ao...