Sociedade Portuguesa de Neurociências: Tiago Gil Oliveira é novo presidente

Data:

Tiago Gil Oliveira, professor da Escola de Medicina da Universidade do Minho e investigador do ICVS – Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde, é o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências (SPN). A sua tomada de posse para o mandato até 2027 ocorreu na recente assembleia-geral desta entidade, que está a celebrar os 30 anos. A sua equipa inclui Sara Xapelli (vice-presidente), Clévio Nóbrega (secretário), João Peça (tesoureiro) e Teresa Summavielle (eleitora).

Promover o estudo do sistema nervoso pela comunidade científica nacional e internacional e comunicar com a população em geral as implicações dos avanços científicos nesta área são as grandes missões da SPN. As neurociências têm tido uma atenção crescente dos cidadãos, que reconhecem o impacto das doenças neuropsiquiátricas, como a depressão ou a doença de Alzheimer.

Os objectivos do próximo quadriénio na SPN passam por desenvolver iniciativas para aproximar e comunicar as descobertas que os neurocientistas fazem junto da população em geral e continuar o excelente trabalho da direcção anterior, realça Tiago Gil Oliveira. “Tenho formação de base como médico-cientista e espero assim contribuir também para desenvolver iniciativas conjuntas com sociedades científicas de âmbito clínico, inspirando os neurocientistas a encontrar soluções para os mistérios do funcionamento do sistema nervoso e das doenças que o afectam”, acrescenta.

“Portugal tem muita tradição no estudo das neurociências.”

Tiago Gil Oliveira mostra “um grande entusiasmo” em desenvolver iniciativas na SPN com um conjunto de pessoas que partilham os mesmos valores, o gosto por aprender sempre mais e o prazer de comunicar. “Essa partilha em equipa ameniza o sentimento de grande responsabilidade, dado que Portugal tem muita tradição no estudo das neurociências”, refere o docente. “Sinto também gratidão, porque beneficiei de múltiplas oportunidades formativas nas ciências fundamentais, nomeadamente na Universidade do Minho, que foram cruciais para saciar-me a curiosidade e desenvolver o espírito sonhador desde que iniciei o curso de Medicina”, remata.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

Será que as competências rítmicas moldam a forma como aprendemos a ler e a escrever?

É a esta questão que Marta Martins, investigadora do...

Testada tecnologia que traduz sinais cerebrais em movimento físico através de mão robótica e realidade virtual no pós-AVC

O projeto UpReGain, liderado por um grupo de investigadores...

Neptuno: o gigante azul à beira do silêncio cósmico

No vasto teatro do Sistema Solar, onde a luz...

UMinho: ‘Dia Nacional da Cultura Científica’ é assinalado amanhã

A Escola de Medicina da Universidade do Minho, recebe na próxima Segunda-feira (dia...