SEM Invasoras: Projecto lança vídeo para sensibilizar vimaranenses

Data:

O projecto SEM Invasoras, do Município de Guimarães e do Laboratório da Paisagem, acaba de lançar um vídeo onde procura sensibilizar os vimaranenses para a problemática associada à ocorrência das espécies exóticas invasoras. A sensibilização passa por divulgar a proibição da utilização dessas plantas como espécies ornamentais e a importância da sua substituição por outras espécies sem impactos sobre o ambiente.

No vídeo, uma amiga oferece a outra erva-das-plumas (cortaderia selloana), que rapidamente se propaga e multiplica. Trata-se de um exemplo de uma espécie invasora de crescimento rápido e grande capacidade de dispersão. Com origem na América do Sul é utilizada para fins ornamentais, invade principalmente áreas degradadas, dunas costeiras e margens de vias de comunicação.

© Direitos Reservados

Ao longo da execução deste projecto, estão a ser testados métodos físicos de controlo e erradicação das espécies pennisetum villosum e fallopia japonica, utilizando materiais ecológicos e biodegradáveis que, ao se decomporem, aumentam a fertilidade do solo, permitem sementeira e criam um microclima ideal para uma rápida germinação de plantas autóctones. Estão também a ser realizadas campanhas dirigidas à população em geral e a técnicos municipais, alertando para a problemática das espécies exóticas invasoras e os seus impactes ecológicos, sociais e económicos nos ecossistemas.

O SEM Invasoras, financiado pelo Fundo Ambiental, contempla as componentes de investigação, educação e sensibilização e comunicação, visa contribuir para o aumento do capital natural de Guimarães, promovendo o conhecimento, a conservação, a protecção e a promoção da biodiversidade.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Scorpio: mural marca território da Capital Verde Europeia

É uma intervenção artística, da autoria de Fedor e...

EURESFO: discutir a resiliência com abordagens centradas nas pessoas

Decisores, especialistas e cidades europeias juntam-se para debater abordagens...

Ricardo Araújo: haverá grandes transformações em Guimarães na defesa da qualidade de vida até ao fim do ano

O Secretário de Estado do Ambiente, João Manuel Esteves,...

Corrente Activa: criar “massa crítica” para transformar a mobilidade urbana

Novo ciclo de encontros convida cidadãos a participar na...