O desvio no traçado da EM 207-4 e a criação de nova área pedonal e de lazer é o que resulta da requalificação urbana junto ao cemitério paroquial, feita por privados e pelo Município.
Com um investimento de cerca de 50 mil euros, permitindo a criação de uma nova via pedonal e funcional, a Câmara “dá um contributo para a valorização urbana e melhoria da qualidade de vida na vila”.
O troço da antiga estrada serve agora de parque de estacionamento do cemitério revitalizando um espaço que se encontrava inactivo e sub-aproveitado. A requalificação criou uma área pedonal, com passeios ao longo de toda a extensão, promovendo a mobilidade suave e a segurança dos transeuntes. E agora, o acesso ao cemitério, faz-se pelo portão superior, permitindo a passagem de cortejos fúnebres e o desembarque com segurança, fora da via principal de circulação.
“A intervenção procurou também respeitar e valorizar os elementos naturais existentes, mantendo o arvoredo e criando uma nova zona de lazer para os residentes desta área densamente povoada. A requalificação permite ainda um corte funcional entre a zona industrial e o cemitério, optimizando a organização do espaço urbano” – revela um comunicado do Município.
“Confere, agora, algum conforto a quem aqui vem despedir-se dos seus entes queridos.”
Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, enalteceu a importância desta obra na humanização do espaço público e na revalorização de uma área anteriormente degradada, promovendo uma melhor articulação entre funções urbanas e espaços de convívio, sem que para tal houvesse um investimento avultado. “Aqui, convertemos um espaço inactivo num espaço que confere, agora, algum conforto a quem aqui vem despedir-se dos seus entes queridos”, disse.
As características da Vila de São Torcato, que alia urbanidade a uma notável mancha verde, e que fazem deste espaço um local bom para se viver, distinguem a freguesia, defende o presidente.
Alberto Martins, presidente da Junta de Freguesia, agradeceu o apoio da autarquia e também de José Silva, pela oferta de bancos, considerando a requalificação da área envolvente ao cemitério como um espaço que vem valorizar a qualidade do espaço público de São Torcato. A cerimónia de inauguração foi abrilhantada pelo Grupo Coral de São Torcato e por elementos do Agrupamento 28 do CNE de São Torcato.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.