A nova creche do Centro Social e Paroquial de Sande São Martinho foi inaugurada numa cerimónia esta manhã.
E representa uma ampliação do edifício que custou 400 mil euros, assegurado através de capitais próprios da instituição e com o apoio da Câmara Municipal. Desta obra, o centro social alarga a capacidade instalada criando três novas salas de berçário e 46 vagas adicionais reforçando, significativamente, a capacidade de resposta às famílias.
O presidente da Câmara assinalou o compromisso do Município em colaborar, activamente, com as instituições sociais do concelho, sublinhando que a falta de vagas nas creches constitui “um problema real da comunidade” e que exige respostas integradas e de proximidade.
“Não podemos – atalhou – estar conformados enquanto as nossas famílias viverem na incerteza de onde deixar os filhos”, reiterando que fará tudo, enquanto presidente da Câmara, “para que Guimarães volte a ser um concelho onde os jovens queiram viver, trabalhar, estudar e constituir família”.

O papel das instituições ligadas à igreja, na prestação de cuidados e de serviços de proximidade à comunidade foi elogiado com Ricardo Araújo a deixar um agradecimento especial ao padre Abel Faria e a toda a equipa da instituição, sublinhando que, sem estas entidades, “nenhuma solução definitiva seria possível”.
“Guimarães será um concelho de futuro se for um território mais amigo das famílias.”
A política social a seguir pelo Município juntará o esforço das autarquias e das IPSS’s de modo a diminuir o défice de respostas sociais em várias áreas. Só assim, “Guimarães será um concelho de futuro se for um território mais amigo das famílias”.
Participaram, também, na cerimónia o vereador da Acção Social, Eduardo Leite, do Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, do director do Centro Distrital da Segurança Social de Braga, João Ferreira, do presidente da Junta de Freguesia de Sande São Martinho, José Miguel Bessa, e do padre Abel Faria.
José Miguel Bessa, destacou “não só a qualidade da infraestrutura, mas também a qualidade dos recursos humanos”; João Ferreira salientou que o novo equipamento representa “um compromisso profundo com as famílias e com a comunidade”; e D. José Cordeiro regista que “a nova valência é uma marca de esperança para as crianças e famílias”, lembrando que momentos como este devem servir para “humanizar a humanidade”.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.


