Teve música, canto, teatro e poesia, numa miscelânea de sons, cores e alegria. Um ritmo que Osmusiké, interpretam em palco com vivacidade e animação.
No fundo, o espectáculo foi como “uma viagem ao século XIX e tempo de Camilo Castelo Branco”, cujo bicentenário de nascimento se comemora este ano.
“Uma homenagem que constituiu o cerne inicial do espectáculo, que, no modo de comédia representou uma montagem de cenas da comédia ‘O Morgado de Fafe em Lisboa’, peça camiliana da cosmo visão romântica e de crítica social aos casamentos convencionais burgueses, bem como ao provincianismo e lisonjearia lisboeta” – salienta Júlio Dias, presidente da direcção da associação.
E cerca de 40 minutos da arte de Talma, a cargo de Osmusiké Teatro, que incluiu no elenco nomes como José Pereira (Morgado), Celeste Pinto (Dona Leocádia), Jandira Henriques (Baronesa) e Ricardo Faria (Barão) e que contaria ainda em palco com a companhia de Alice Xavier, Rosa Carvalho, e Olívia Freitas (as Damas), assim como os pretendentes à mão (e dote) de Leocádia: Luís Almeida (Pessanha), Serafim Mota (o poeta ultra-romântico António Soares), e Fernando Freitas (João Leite).

Uma montagem teatral com o talento caseiro construída dramaticamente por Emília Ribeiro, Olívia Freitas assumiria o papel de criada de serviço, apoiadas nos figurinos pela prestimosa colaboração de Milita Marinho e Emília Ribeiro e na sonoplastia de Carlos Cerca. Uma ficha técnica de gente que faz e sabe fazer na arte recreativa e cultural, com experiência de edições anteriores.
A música e a poesia marcaram a segunda parte desta exibição artística, com nova criação, produção e organização de Osmusiké, sob a direcção musical de Júlio Dias e Luís Oliveira e a participação especial da maestrina Ana Almeida.
Foram tantos os artistas da “casa” a subir ao palco que evidencia o valor e o talento dos que se abrigam sob o tecto de Osmusiké para terem uma actividade cultural a que se dedicar.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.



