Orquestra de Guimarães: celebra 190° aniversário de Brahms

Data:

No âmbito da celebração do 190º aniversário do nascimento de Johannes Brahms, a Orquestra de Guimarães, dirigida pelo seu maestro titular, Vítor Matos, propõe para este concerto a primeira obra orquestral que o compositor apresentou em público: o Concerto para piano e orquestra no 1 em ré menor.

Pensada originalmente como uma sonata para dois pianos, e depois como uma sinfonia, a obra constitui-se por uma estrutura tradicional composta em três andamentos, sendo o segundo deles descrito pelo compositor como um “gentil retrato” da sua amiga próxima, Clara Schumman.

📸 Direitos Reservados

Decorria o ano de 1884 quando o jovem Johannes Brahms, como solista, tocou na estreia da obra. No seu seguimento neste concerto apresentar-se-á como solista o pianista português radicado da África do Sul, Luís Miguel Magalhães.

Na segunda parte, dando continuidade à temática do período romântico, a Orquestra de Guimarães propõe a Sinfonia no 4 em Lá maior de F. Mendelssohn, uma exuberante obra orquestral que o compositor definiu como “a mais bela peça que alguma vez escrevi”.

O concerto está marcado para dia 2 de Junho (Sexta-feira), às 21h30, na Igreja de São Francisco. A entrada é gratuita.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

CAISA: promove projecto internacional ‘Creating Sustainable Communities’

A CAISA, tornou-se numa referência nacional em projectos de educação,...

UMinho: 50 anos da Escola de Engenharia num livro de memórias

O 'Livro de Memórias da Escola de Engenharia da...

Concerto de Ano Novo: reforça papel da música nos Jovens Cantores de Guimarães

É um momento musical e, também, o início simbólico...

Exposição: o centenário da abertura do Café Oriental que marcou a história de Guimarães

Hoje e 100 anos depois e teríamos o Café...