Venezuela, Gronelândia e sabe-se lá que mais… tornaram-se no El Dorado, a cidade mítica do ouro, que atraiu muitos europeus aventureiros no passado. Os Estados Unidos, Rússia e China preparam-se para ser os novos colonizadores, sacando as riquezas naturais de territórios que julgam seus, em nome de uma lei que fizeram.
Trump é o ponta de lança do terrorismo económico dos USA. E colocou a máquina, a força e a potência do Estado americano ao serviço de interesses privados e mesquinhos, sem respeito pelas leis internacionais e tudo à lei do míssil (a lei da bala do far west já é passado)…
Agora, o mundo pode ver se há ou não diferenças entre os USA – que comandava e era o ícone do mundo livre – e a Rússia ou a China.
Os seus líderes são profissionais do desrespeito pelas regras do multilateralismo, do direito internacional, com a Europa a subjugar-se aos seus interesses, não conseguindo impôr o seu poder e a sua importância.
Trump e Putin são almas gémeas do terrorismo económico e do capitalismo selvagem, da arrogância e prepotência, que dividem o Mundo em colonatos, tal como Israel, invadindo tudo o que tenha matérias raras e recursos económicos. Ou resorts…
O presidente americano ficou do lado dos que querem ganhar milhões por ganância, acumulando riqueza em armas e tudo o que possa destruir o mundo – já não apenas o mundo livre.
“Todos os seus recursos serão vigiados, controlados e gozados pelos capitalistas do tio Sam.”
A invasão da Venezuela – agora comandada à distância a partir de Washington – estará ao serviços das companhias petrolíferas americanas, pois, todos os seus recursos serão vigiados, controlados e gozados pelos capitalistas do tio Sam.
O mesmo acontece com a “operação especial” da Ucrânia que em vez de expulsar nazistas, está a destruir o país com a maior das leviandades, deixando um povo a sofrer, ao frio, cuja bravura não é demais enaltecer.
E o pior é que no futuro… será Taiwan, a Gronelândia e não se sabe que mais – e vamos ver se a ofensiva russa na Ucrânia não passa para outro patamar de violência – porque Trump, Putin ou Xi Jinping são cada vez mais iguais e querem dominar o mundo. E tudo o que seja recurso natural, moeda, território. Ou chip…
A nossa infelicidade é que estes ditadores – que são escolhidos por voto, do partido, ou de cidadãos sem valores – estão já em idade de velhice mas consideram-se imortais para mal dos nossos pecados.
É pena que Trump tenha enterrado todo o historial de liberdade, de democracia da América, cujo rosto envergonha Lincoln e outros estadistas que ficaram na história por bons motivos. E que queira morrer mais rico que Putin sem saber o que fazer ao dinheiro e espalhando pânico e violência à sua passagem.
© 2026 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.


