6.3 C
Guimarães
Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023
InícioMultimédiaPersona Guimarães

Persona Guimarães

Viagem à procura de uma identidade

Em tempo de isolamento social, um viajante procura na sua cidade aquilo que ainda está por descobrir ou que nunca soube olhar com profundidade. Reencontra, assim, uma identidade a partir de um mosaico diferenciado de lugares que visita: do albergue ao palácio, da quinta ao centro da cidade, da livraria à tasquinha, da citânia ao teatro.

Se esse conjunto de filmes permite-nos conhecer melhor e dar a conhecer melhor a cidade de Guimarães, é também uma reflexão sobre a condição humana nos dias de hoje. O projeto “universaliza-se” ao tratar questões tão variadas como, entre outras, a necessidade de comunicação, a ligação entre gerações, o papel estruturante da memória, o abandono de práticas de leitura, a nossa relação com as árvores ou com o património.

Recém fascinado pela sua cidade e impulsionado por um confinamento que lhe exigiu conhecer-se melhor, o nosso viajante encontra-se no Largo da Oliveira, e recorda duas das mais célebres lendas de Guimarães: a lenda da Oliveira e a lenda das Duas Caras. Mas se essas narrativas são razoavelmente conhecidas, expressa a vontade de se lançar numa viagem pelo Guimarães menos conhecido.

© Município de Guimarães

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também