MOD’Unica: primeira edição com uma centena de expositores

Data:

Há sempre uma primeira vez… e a MOD’Unica é, agora, uma bandeira da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, para impulsionar a ITV numa feira portuguesa, com história ibérica, consolidando-se como “um ponto de encontro essencial para a fileira têxtil portuguesa”.

A organização destaca “o esforço individual e colectivo, que demonstrou resiliência, dedicação e confiança para encarar esta nova etapa”. Um elogio às empresas participantes com quem a ATP quer reforçar o seu compromisso em “dialogar e cooperar com diferentes entidades e municípios para criar um evento ainda mais robusto e representativo do sector têxtil português”.

Os números registam: 3500 visitantes, mais 150 visitantes internacionais, num universo de cerca de 110 colecções que utilizaram 300 materiais nas tendências apresentadas.

Na MOD’Unica passaram Paulo Rios, membro do conselho de administração da AICEP que deixou a promessa de a agência estar “alinhada com o sector” porque “continuamos a acreditar que tem grande potencial”. Sublinhou levar “as preocupações das empresas” que recolheu quando visitou alguns expositores, reiterando a disponibilidade da AICEP para apoiar as empresas sempre que necessário. 

“Esta feira vai continuar a existir com um novo brilho, que o sector exige e merece.”

O ex-deputado sublinhou ainda a relevância da MOD’Unica: “Se houver bom senso, esta feira vai continuar a existir com um novo brilho, que o sector exige e merece”.

Entre os representantes institucionais que marcaram presença, destacam-se também as Câmaras Municipais de Fafe, Guimarães, Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão, que testemunharam de perto a capacidade de inovação da indústria.

A feira têxtil apresentou um ‘Forúm de Têndencias’, estruturado em quatro essências: tónica, dinâmica, sensorial e imersiva. Uma curadoria de Teresa Pereira, do Citeve.

O Itechstyle Showcase foi organizado pelo Citeve, onde se apresentaram 30 inovações da fileira têxtil, entre tecidos, produtos e acessórios. Desta montra de criatividade e tecnologia emergiram os finalistas dos iTechStyle Awards

A MOD’Unica apostou, também, na valorização da cultura e do design têxtil, criando um hall de entrada atractivo com peças de António Jorge Visual Artist e coordenados inspirados nos Lenços de Namorados, fruto da parceria com a Câmara Municipal de Vila Verde e a iniciativa Namorar Portugal.

O programa de conferências ‘MOD’Unica Talks’ trouxe mais de 20 intervenções, apresentando projectos inovadores como DIGI4FASHION, Metaskills4TCLF, RDC@ITV, RESOTEX, TEXAD, Vetrine, Waste2BioComp. Instituições como AE Minho, Circular Strategy, Citeve, Humana Portugal, MAAB Consulting, Modatex, OMA, Universidade da Beira Interior, Universidade do Minho, diversas empresas do sector e o brand-building expert Daniel Agis enriqueceram o debate com insights sobre as transformações da indústria.

Nesta nova etapa, a MOD’Unica passa a acolher também empresas do segmento de têxteis-lar, decorativos e têxteis técnicos, reforçando a sua posição como plataforma agregadora da excelência têxtil portuguesa.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

ATP: a experiência e irreverência marcam novos órgãos sociais

Ricardo Silva (da Tintex Textiles) foi eleito presidente da...

Empreendedores: desafio para transformar projectos criativos

O Set.Up IN(dustry), programa de aceleração que liga ideias...

BioShoes4All: há uma nova geração de produtos mais inovadora a chegar ao mercado

Sapatos com casca de maçã ou de ananás? Já...

Take a Walk: um salto na qualidade do calçado de senhora com cores garridas

Tem sede em São Torcato, e, também, marcou presença...