Modatex: continua em Guimarães como um pólo de formação tecnológico

Data:

Quando a 31 de Outubro terminou o contrato de arrendamento para a sua fixação na bancada sul do Estádio D. Afonso Henriques, poder-se-ia ter pensado que a formação ali ministrada em duas salas não teriam continuidade.

A Câmara aproveita apenas a coincidência do fim do contrato de arrendamento para o renovar para ali instalar a CESPU – Cooperativa de Ensino Superior na área da Saúde – até que o Verbo Divino fique pronto a receber esta entidade – e ao mesmo tempo a Modatex ponderava sobre uma formação mais qualificada aproveitando a ligação ao campus de Azurém onde funciona a Engenharia Têxtil.

A verdade é que nunca esteve em causa o fim de vida de um pólo de formação, em Guimarães, que apontava para uma oferta formativa com valências mais tecnológicas e concertada com a Engenharia Têxtil da UMinho.

Modatex, Município e UMinho podem dar novo fôlego à formação na área têxtil. © Modatex

Esse processo não parou porque quer a Câmara quer o IEFP tinham a intenção de, num espaço melhor, central e mais adequado, e com a colaboração da academia fortalecer esse pólo e com a formação têxtil na mira, aproveitar os contributos de professores e os alunos de Engenharia Têxtil para ir mais além, com uma oferta formativa adequada ao meio.

“A Modatex vai continuar em Guimarães” – sabia-se no IEFP. Mesmo por vontade própria e por interesse do Município e, tendo em conta, a importância desta formação no território de Guimarães e à sua volta. Complementar a oferta do ensino superior e enquadrar uma formação num cenário mais futurista era a preocupação das entidades envolvidas na formação de novos e actuais trabalhadores para um sector que tende, também, a valorizar-se com a componente tecnológica.

Entretanto, numa audiência entre o presidente da Câmara e o presidente do conselho de administração da Modatex – que pediu a reunião – ficou claro a reafirmação da vontade das partes em manter este pólo de formação, num cenário de mudança de gestão autárquica que, afinal, não colocou em causa esta aliança de Município, IEFP e Universidade.

Ricardo Araújo ainda não deu nota da agenda da reunião com o director do Centro de Emprego de Guimarães que acumula com o cargo na administração na Modatex. E é natural que a questão seja abordada na reunião de Segunda-feira próxima (dia 24 de Novembro).

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookX e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

CAISA: promove projecto internacional ‘Creating Sustainable Communities’

A CAISA, tornou-se numa referência nacional em projectos de educação,...

UMinho: 50 anos da Escola de Engenharia num livro de memórias

O 'Livro de Memórias da Escola de Engenharia da...

Concerto de Ano Novo: reforça papel da música nos Jovens Cantores de Guimarães

É um momento musical e, também, o início simbólico...

Exposição: o centenário da abertura do Café Oriental que marcou a história de Guimarães

Hoje e 100 anos depois e teríamos o Café...