Mobilidade: vá de autocarro até ao Toural na noite da Passagem de Ano

Data:

A Câmara disponibiliza transporte público, gratuito, em seis linhas criadas para quem quer gozar a passagem de ano no largo do Toural.

A partir de algumas vilas Taipas e Ponte, São Torcato, Ronfe e Brito, Serzedelo e Pevidém, Moreira de Cónegos e Nespereira, o fim destas linhas é no centro comercial Triângulo que será também o ponto de partida. Há uma linha Urgezes, Abação, Tabuadelo e Pinheiro, pelo percurso da linha 014 da Guimabus, com partidas e chegadas no Campo da Feira.

PUB

Este sistema de transporte ocasional, assegurado pela Guimabus, funcionará entre as 21h00 do último dia do ano e as 03h00 do dia 1 de Janeiro (Quinta-feira).

Também, o serviço de Transporte Flexível da Vitrus Ambiente (Vitrusbus) terá horários prolongados até às 02h00 do dia 1 de Janeiro. Além disso, o Circuito Provisório Pisca – Creixomil terá uma interrupção no dia 31 de Dezembro, entre as 20h30 e as 22h30. 

Estas medidas visam facilitar o acesso à cidade, promover a utilização de parques de estacionamento periféricos e reduzir a circulação automóvel no centro urbano, numa noite em que se prevê uma elevada afluência de pessoas. 

O Município justifica que “o objectivo é promover uma celebração mais segura, acessível e sustentável, ao incentivar a redução do uso da viatura individual e da pegada carbónica no centro urbano. A iniciativa assume particular relevância no início do ano em que Guimarães assume o título de Capital Verde Europeia”.

“Permite assegurar que todos podem participar nas celebrações de forma responsável e ambientalmente consciente.”

O presidente da Câmara, Ricardo Araújo, sublinha que esta é “uma medida alinhada com a estratégia de mobilidade sustentável do Município. Garantir alternativas de transporte público gratuitas numa noite de grande afluência como a passagem de ano é uma forma concreta de promover escolhas mais sustentáveis e reforçar a segurança rodoviária. Ao mesmo tempo, permite assegurar que todos podem participar nas celebrações de forma responsável e ambientalmente consciente”.

De notar que o programa da passagem de ano em Guimarães implicará condicionamentos significativos à circulação rodoviária no largo do Toural e nos arruamentos adjacentes, com impactos directos na fluidez do tráfego e na capacidade de estacionamento em toda a cidade.

Esta iniciativa é uma das primeiras medidas que Guimarães irá implementar ao longo de 2026, enquanto Capital Verde Europeia, com o objectivo de privilegiar o transporte público, reforçando o compromisso da cidade com uma mobilidade mais sustentável. 

PUB

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookX e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Natal: na entrega de brinquedos a crianças especiais a engenharia mostrou que tem coração

A cerimónia de entrega de brinquedos electrónicos adaptados a crianças...

Bombeiros: presidente da Câmara aplaude construção do futuro com novas gerações

Os Bombeiros Voluntários de Guimarães viveram no Sábado um...

Luz da Paz de Belém: cerimónia realiza-se nas Taipas e acolherá 53 agrupamentos de escuteiros

A Junta de Núcleo de Guimarães do Corpo Nacional...

Capela de Santa Luzia: reabre, restaurada, no dia da padroeira e nos 24 anos de Guimarães como Património Mundial

A Capela de Santa Luzia, situada na rua Francisco...