Guimarães Jazz: uma mulher na direcção de uma orquestra para encerrar festival

Data:

Pelo festival já passaram várias mulheres que se ligaram ao jazz, quer cantando quer executando instrumentos.

Mas nunca se viu uma mulher a dirigir uma orquestra: Kathrine Windfeld terá esse prazer e ficará na história do Guimarães Jazz por isso.

A dinamarquesa é, pelo seu percurso artístico, um dos nomes em maior destaque no contexto da música escandinava. Neste concerto em particular, a música do ensemble liderado por Windfeld será acompanhada por quinze instrumentistas escandinavos de inegável competência técnica e expandida pelos solistas Immanuel Wilkins e Gilad Hekselman, dois músicos de inegável talento e virtuosismo da nova geração do jazz, cuja sensibilidade musical encontra correspondência e expressão nas composições da jovem compositora.

PUB

Se a abertura do Guimarães Jazz pode ser considerada uma homenagem, ou um testemunho, conforme a interpretação, da tradição jazzística orquestral nova-iorquina (como sabemos, uma das cidades epicentrais da entrada do jazz no fluxo da modernidade), o encerramento propõe ao público do festival a apresentação um dos exemplos mais elogiados pela crítica especializada da nova vaga de orquestras europeias, em virtude do cruzamento original das especificidades composicionais e estilísticas do jazz com os princípios matriciais da música clássica oriunda do velho continente: a big band dirigida pela compositora e arranjadora que vem angariando prestígio e destaque na música escandinava.

Kathrine Windfeld. © Direitos Reservados

A carreira desta compositora, arranjadora e pianista, iniciada após um período de formação em jazz e musicologia, conhece o seu primeiro capítulo em 2011 com a fundação do seu sexteto, uma formação que ainda hoje permanece activa, mas os anos seguintes determinaram uma inflexão de foco na composição para o formato de big band.

Em 2014 Windfeld forma a sua própria orquestra de quinze músicos e grava o seu álbum de estreia, ‘Aircraft’, a que se sucederam três edições discográficas em nome próprio, nomeadamente o mais recente álbum ‘Determination’ de 2021 (este em colaboração com a Bohuslän Big Band), que contribuíram decisivamente para estabelecer a reputação crítica da jovem compositora dinamarquesa. Para além do seu trabalho na direcção dos seus ensembles, Kathrine Windfeld é também colaboradora regular de algumas das mais prestigiadas orquestras de jazz da Europa, como a Frankfurt Radio Big Band ou a Helsinki Jazz Orchestra, colaborações que confirmam o actual estatuto de proeminência deste nome promissor da música europeia.

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

CAISA: promove projecto internacional ‘Creating Sustainable Communities’

A CAISA, tornou-se numa referência nacional em projectos de educação,...

UMinho: 50 anos da Escola de Engenharia num livro de memórias

O 'Livro de Memórias da Escola de Engenharia da...

Concerto de Ano Novo: reforça papel da música nos Jovens Cantores de Guimarães

É um momento musical e, também, o início simbólico...

Exposição: o centenário da abertura do Café Oriental que marcou a história de Guimarães

Hoje e 100 anos depois e teríamos o Café...