Gualterianas: entre a folia e o religioso em tempo de (muito) calor

Data:

Esta edição das festas da cidade, têm uma condicionante: o calor extremo que se prevê para o fim-de-semana.

Mas a tradição sai à rua, com os diversos números que mostram que o tempo da folia se pode viver em concertos, como o de António Zambujo, que se realiza, hoje, à noite no Largo do Toural. Um concerto marcado para as 22h00 e que tem o Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento a acompanhar Zambujo que recorda memórias dos tempos da CEC 2012.

O folclore também está presente com um festival internacional que se realiza no Largo da Misericórdia, a partir das 21h00.

Carolina Deslandes convida Agir e Rita Rocha para o concerto, no Largo do Toural, de Sábado, uma segunda atracção musical para encher o coração da cidade.

De manhã, o desfile de gado bovino, num concurso pecuário com fama que atrai os mais corpulentos exemplares da raça autóctone da região e, depois à tarde, com a Batalha das Flores (18h30), marcam o segundo dia das Gualterianas, marcadas para animar a cidade, no início de Agosto com a chegada de alguns emigrantes locais que vêm ver a terra e a família.

Outros números próprios de um arraial misturam-se na programação com os grandes eventos. Das diversões, aos cantares ao desafio e concertinas, dos bombos à noite de fado, que procuram satisfazer um público mais atreito a viver o que é popular e tradicional.

O fogo de artifício também entra nesta diversidade e junta-se à Feira de Artesanato que desde o dia 25 de Julho já anima a Alameda de São Dâmaso.

A festa a São Gualter, também, tem o lado religioso em que as festividades em honra do santo, com nome na cidade, é homenageado numa procissão bem apropriada pela multidão que enche as ruas, no Domingo, ao fim da tarde, a partir das 18h00.

Ana Bacalhau, Irma, Paulo Carvalho e Ricardo Ribeiro, completa o trio de concertos que animam o Largo do Toural, um dia antes do epílogo de mais uma festa Gualteriana e da Cidade.

A Marcha continua a encerrar as festividades com chave de ouro, numa Segunda-feira, animada que acaba com o folguedo que distingue as festas de Guimarães.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

Teatro Solidário: CERCIGUI recebe parte do grito artístico contra o “tumor” do silêncio social

'Tumor', uma criação da Banda Musical de Fajões, que...

PIEP: promove literacia ambiental na escola de Pevidém para mais de 100 alunos

O PIEP - Pólo de Inovação em Engenharia de...

UMinho: Pedro Arezes toma posse amanhã como reitor

O professor catedrático Pedro Arezes toma posse esta Quarta-feira,...

Guimarães: uma Cidade Natal em tempo de Festas Nicolinas

Misturam-se no ar os sons de caixas e tambores...