O têxtil-lar ‘jogou em casa’ na Guimarães Home Fashion Week (GHFW). Em mais uma edição, num contexto internacional de incertezas globais, a ocupação da Pousada Santa Marinha voltou a não ter espaços interiores livres para acomodar as PME’s que participaram nesta acção de promoção externa, promovida e organizada pela associação Home From Portugal.
O sector do têxtil-lar contribuiu para equilibrar uma melhor performance do Têxtil e Vestuário, no primeiro trimestre de 2025, um facto que deixa mais ou menos animadas as empresas que exportam.
Mas os dois dias do GHFW tiveram participações diferentes dos visitantes: mais entusiasmo e presença no primeiro dia e mais tranquilidade no segundo. Resta esperar pelos efeitos que virão das visitas às fábricas marcadas para hoje e amanhã, outra faceta deste evento que se assume como uma missão inversa, a única cuja promoção internacional é levada a cabo pela Home From Portugal.


Para Xavier Leite, presidente da associação Home From Portugal, a edição deste ano cumpriu o seu objectivo, contribuindo para que o têxtil-lar se mostrasse a novos compradores de 35 países – do Brasil ao México, da Roménia à República Checa, de alguns países asiáticos como a China e da Europa mais próximos de Portugal.
O modelo da GHFW é para continuar, no conceito e no local da sua realização. É um modelo “sem hipótese de mudar” como revela Xavier Leite, fortalecendo “a imagem internacional do sector” no mundo, pelo que a tarefa da Home From Portugal será sempre “a de trazer mais compradores”.
A grande maioria das empresas presentes beneficia de apoios à internacionalização – ao contrário de outras consideradas grandes, umas ausentes e outras presentes neste evento.
Depois da presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, no primeiro dia, e de Ricardo Rios, dirigente da AICEP, no segundo, Xavier Leite regista a “impressão” deixada pelo GHFW, sublinhando a “qualidade” deixada nestas entidades pelos produtos que foram expostos.

Ricardo Rios elogiou a “qualidade” do produto têxtil-lar e a imagem de prestígio já consolidada internacionalmente como do “melhor que se faz em Portugal”, factor para justificar os apoios dados às empresas portuguesas neste esforço de internacionalização.
O GHFW é uma de várias acções incluídas no calendário internacional de promoção externa que a associação Home From Portugal, organiza, em cada ano, sendo a única feita em território nacional. Há outras organizadas na Alemanha, como a Heimtextil, nos USA, nomeadamente em New York, Coreia do Sul, Grécia ou China que representam mercados de gama média e média alta onde o têxtil-lar se sente bem representado.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.