O European Urban Resilience Forum (EURESFO) promoveu uma visita técnica para preparar a iniciativa que ocorre no âmbito da agenda de Guimarães 26 – Capital Verde Europeia, de 17 a 19 de Junho (de Quarta a Sexta-feira).
O fórum já tem o tema escolhido: ‘Abordagens integradas à resiliência que vão além da adaptação’. E vai promover a participação cidadã, a inovação e a cooperação local e regional.
Alberto Martins, vereador do Ambiente e da Acção Climática do Município, forneceu à equipa do EURESFO indicações sobre as boas práticas implementadas no concelho, bem como os desafios e oportunidades que poderão ser debatidos durante a iniciativa.
Destacou particularmente as questões da habitação e da mobilidade como desafios centrais para este executivo. Sublinhou, ainda, a importância de discutir estratégias que melhorem a qualidade de vida, combatam a pobreza energética e adaptem o parque habitacional existente aos novos riscos climáticos, garantindo habitação digna, eficiente e acessível e aliando adaptação climática a justiça social.

Recorde-se que a edição deste ano do EURESFO decorre em Guimarães, onde reunirá representantes de cidades, especialistas, decisores e outros actores públicos e privados, funcionando como um espaço interactivo e informal, centrado na discussão e na acção prática. Ao longo da iniciativa, serão exploradas soluções baseadas na natureza, políticas de adaptação, investimentos, governança e gestão de dados, com vista a apoiar comunidades urbanas mais resilientes.
© 2026 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.




