Erasmus+: alunos da Francisco de Holanda na Bélgica

Data:

Um grupo de oito alunos da escola secundária Francisco de Holanda, acompanhado por duas professoras, irá realizar uma mobilidade de grupo Erasmus+ em Mechelen, Bélgica, de 20 a 27 de Fevereiro.

Esta experiência tem como objectivo principal internacionalizar o ensino e a formação profissional do estabelecimento de educação vimaranense, proporcionando aos alunos conhecimento internacional em escolas e parceiros de referência a nível europeu.

A escola que acolhe o grupo é a ‘TSM Mechelen’, uma escola técnica, da rede de Escolas Católicas da Flandres, com ensino profissional e ensino dual, muito vocacionada para as áreas ligadas à tecnologia, como a mecatrónica, a electrónica e as instalações eléctricas.

Durante a mobilidade, os alunos participarão em várias aulas e workshops, com foco em áreas inovadoras e de grande importância para o futuro, como mobilidade eléctrica e manutenção automóvel. Estas actividades foram desenhadas para fornecer uma visão aprofundada dos desafios e das soluções tecnológicas, nomeadamente no campo da sustentabilidade e da transição energética que estão a moldar estas indústrias, tanto na Bélgica como em toda a Europa.

O grupo terá também a oportunidade de visitar a Oficina dos Serviços Nacionais de Caminhos de Ferro Belgas (SNCB) e aí realizar uma sessão de trabalho, onde poderão conhecer de perto os processos industriais e as inovações aplicadas na manutenção e operação ferroviária, com enfoque nas áreas de estudos dos alunos: electrónica, mecatrónica e informática (programação).

O intercâmbio reforça a importância do ensino e formação profissional (VET), um sector que a Comissão Europeia considera crucial para o desenvolvimento da economia, a inclusão social e a adaptação à transição digital e energética. Através do programa Erasmus+, a escola secundária Francisco de Holanda compromete-se a melhorar a imagem social do ensino profissional, demonstrando que ele é uma escolha de valor e de qualidade para os jovens em Portugal e na Europa.

Este projecto reflecte o esforço da escola para criar oportunidades de desenvolvimento para os seus alunos, elevando as suas expectativas pessoais e profissionais, preparando-os para um futuro mais competitivo e bem-sucedido, enquanto contribui para a sua formação como cidadãos europeus e profissionais altamente qualificados.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

Mosteiro da Costa: reabilitação das coberturas e paramentos exteriores em concurso

O Património Cultural, I.P. colocou a concurso a empreitada...

Aljubarrota: lembrar efeméride com missa na Igreja da Oliveira

O 14 de Agosto de 1385 é data que...

Verão é na Penha: Carolina Ceia e Francisco Ferreira estrelas que sobem ao palco

Amanhã (17h00), retoma-se a programação da iniciativa de animação...

Gualterianas: entre a folia e o religioso em tempo de (muito) calor

Esta edição das festas da cidade, têm uma condicionante:...