Doçaria: ‘Arralbadinho’ vence concurso e conquista o título de especialidade de Guimarães

Data:

O júri deliberou, por unanimidade, atribuir o primeiro prémio a Beatriz Guimarães, com o pastel ‘Arralbadinho’, distinguido pela autenticidade dos ingredientes e pela ligação à tradição local. O doce combina produtos regionais como o calondro, a abóbora menina e o marmelo, resultando numa sobremesa simples, equilibrada e de forte identidade vimaranense.

Este prémio decorre do concurso que elegeu a nova especialidade doceira de Guimarães, uma iniciativa promovida pela Associação do Comércio Tradicional de Guimarães (ACTG).

PUB

Composto pelo vereador da Cultura e Turismo Miguel Oliveira, pelo director do departamento de Cultura e Turismo José Nobre, pelo chefe de divisão de Cultura Paulo Covas, pela membro da direcção da ACTG Rita Freitas, pelo chef Mário Moreira, pela consultora alimentar Lara Ribeiro, o júri destacou a elevada qualidade dos trabalhos apresentados, o que tornou a escolha dos vencedores particularmente difícil.

Novo doce arrebata prémio num concurso de doçaria. © Direitos Reservados

Foram ainda atribuídas menções honrosas a João Carlos Freitas, com o pastel ‘Brasões’; Ana Alvéolos, com o ‘Curd de Calondro e Vinho Verde’; e Fernando Oliveira, com o ‘Bolo de Amêndoa com Doce de Ovos’.

O voto do público recaiu precisamente sobre o ‘Bolo de Amêndoa com Doce de Ovos’, da autoria de Fernando Oliveira, que se destacou com uma votação expressiva e entusiástica por parte dos visitantes.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Paço dos Duques: encerramento faseado de espaços para obras de reabilitação

O Paço dos Duques de Bragança está a sofrer...

BTL 2026: Guimarães no stand ‘Amar o Minho’ com a CVE em destaque

A BTL - Better Tourism Lisbon, a maior feira...

Luís Pedro Martins: conquista unanimidade no Porto e Norte de Portugal

Numa lista única, o actual presidente da região de...

Vinho Verde: Quinta Linhas da Primavera lança os seus primeiros vinhos

A Quinta Linhas da Primavera apresenta os seus dois primeiros vinhos...