Direito: a desmistificação através do podcast

Data:

Os investigadores da Escola de Direito da Universidade do Minho (EDUM) criaram um podcast para explicar temas de direito para o público em geral. 


O projecto designa-se “Quid juris” (em latim, “que lei resolve o caso”) e está ao dispor nas plataformas spotify e castbox

Cada sessão mensal conta com uma figura convidada. Na abertura, Susana Magalhães (Instituto de Investigação e Inovação em Saúde) falou dos desafios éticos na ciência. Em Dezembro, Isabel Fonseca (EDUM) vai abordar as cidades inteligentes e o direito.

“Queremos contribuir para o debate na sociedade civil e para a literacia sobre as várias áreas jurídicas, como família, negócios, digital, direitos humanos…”, refere Anabela Gonçalves, directora da Escola de Investigadores do Centro de Investigação em Justiça e Governação (EI-JusGov) da EDUM. A meta principal é aproximar cientistas e cidadãos. 

📸 Direitos Reservados

“Nos últimos anos temos organizado bastantes actividades e, curiosamente, encontramos boa receptividade e olhares muito diversos junto do público não especializado, como o Grupo de Leitura à Margem do Texto, o que nos estimula a continuar”, acrescenta.

“O podcast permite-lhes discutir velhos e descortinar novos desafios do mundo jurídico.”

A EI-JusGov possui cerca de 90 investigadores juniores de vários países na Universidade do Minho, sobretudo alunos do doutoramento em Ciências Jurídicas e alunos de mestrado com aptidões particulares para a investigação. “Além de os ajudar na sua dinâmica e autonomia, o podcast permite-lhes discutir velhos e descortinar novos desafios do mundo jurídico, quem sabe até perspectivar novas linhas de investigação”, anui Anabela Gonçalves.

Para esta docente e também vice-presidente da EDUM, pode haver outros inputs importantes, “a conjugação de visões jurídicas e não jurídicas sobre questões actuais”, o que torna este podcast “um projecto em contínua evolução”.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Centro Histórico: há 24 anos Património Cultural da Humanidade da UNESCO

Guimarães vive, este Sábado, dia 13 de Dezembro, os 24...

Universidade do Minho: estudantes de Música com vários prémios

Os estudantes do departamento de Música da Escola de Letras, Artes...

ExcentriCidade: residência artística em Pevidém dedicada aos ‘Ritmos da Comunidade’

Pevidém está pronto para receber uma nova residência artística...

Memória viva: D. Afonso Henriques faleceu há 840 anos

Perante a estátua do primeiro rei, em frente ao...