Henna Virkkunen, realizou, ontem, uma visita oficial ao supercomputador Deucalion, instalado no campus de Azurém da Universidade do Minho.
A visita teve como objectivo conhecer a maior infraestrutura nacional de computação avançada e o seu contributo para o ecossistema europeu de computação de alto desempenho.
O Deucalion é o maior supercomputador em Portugal, desenvolvido para potenciar a ciência, a inovação e a administração pública através de capacidades de computação de nível mundial. Acolhido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e operado pelo Centro Nacional de Computação Avançada (CNCA), em parceria com o INESC TEC e a UMinho, integra a rede europeia de supercomputadores no âmbito da EuroHPC Joint Undertaking, colocando Portugal na linha da frente nesta área. Inaugurado a 6 de Setembro de 2023, o Deucalion apoia investigação de fronteira e inovação em áreas como saúde, energia, inteligência artificial, materiais avançados, clima ou indústria.
Esta visita reforçou o compromisso entre a União Europeia (UE) e Portugal com o desenvolvimento de recursos de computação avançada capazes de responder a desafios científicos, ambientais e económicos de grande escala, contribuindo para a transição digital e ecológica, acelerando descobertas e aplicações práticas, considerou a comitiva da Comissão Europeia.
“Impulsionar projectos nacionais e europeus para dar uma resposta directa a desafios reais da ciência, da inovação e da sociedade.”
“O Deucalion tem uma importância estratégica na computação avançada, ao permitir estreitar a colaboração entre parceiros da UE e impulsionar projectos nacionais e europeus para dar uma resposta directa a desafios reais da ciência, da inovação e da sociedade”, destacou António Luís Sousa, director de operações do Deucalion, professor da Escola de Engenharia da UMinho e investigador do INESC TEC.
A visita contou com a presença da chefe da representação da Comissão Europeia em Portugal, embaixadora Sofia Moreira de Sousa, do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte), António Cunha, do vice-presidente da FCT, João Nuno Ferreira, do presidente do Município de Guimarães, Ricardo Araújo, do presidente do conselho directivo do CNCA, Nuno Castro, do presidente do INESC TEC, João Claro, e da vice-reitora para a Investigação e Inovação da UMinho, Sandra Paiva, entre outros.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.


