É um projecto selectivo da Vitrus, desenvolvido em parceria com a Quercus, no âmbito do programa ‘Green Cork’.
Visa a recolha em cafés e restaurantes das rolhas usadas em garrafas de vinho que assim serão reencaminhadas para reciclagem e valorização, promovendo a economia circular e a preservação do ambiente.
Há cerca de 118 milhões de rolhas, recolhidas desde 2008 depois da implementação do projecto ‘Green Cork’, pela Quercus, que “mobiliza a sociedade civil para a importância da cortiça como recurso natural de elevado valor ecológico”. E contribui para a sustentabilidade do planeta.

“Esta medida representa um reforço na mitigação das alterações climáticas.”
Revelam as estatísticas e estudos que “cada 50 rolhas recolhidas equivalem à plantação de uma árvore, contribuindo de forma directa para a reflorestação do território nacional. Esta medida representa um reforço na mitigação das alterações climáticas, através da diminuição de emissões de CO2 e do aumento da capacidade de retenção de carbono por via das novas árvores plantadas”.
Com o projecto ‘Desrolha’, a empresa municipal do ambiente “reforça o seu papel enquanto agente activo na construção de um concelho mais verde, consciente e sustentável”.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.


