CVE 2026: cerimónia de abertura marcada para dia 9 de Janeiro

Data:

Já é conhecida a identidade visual ‘Guimarães 26 – Capital Verde Europeia’. Desde ontem, que o logo se espalha em diverso material.

‘Respira. (Inspira)’, é o mote escolhido para identificar a marca que pretende simbolizar o compromisso da cidade com a sustentabilidade e o seu exemplo inspirador para o mundo.

PUB

A natureza e a vitalidade do território, que reforça a conexão entre cidadãos e ambiente, consolida ainda Guimarães como ‘Uma Cidade de Um Só Planeta’ (One Planet City), empenhada em reduzir a pegada ecológica e alcançar a neutralidade climática até 2030.

“Esta celebração é um estímulo e uma responsabilidade acrescida para que continuemos a construir, juntos, uma cidade mais justa e harmoniosa.”

“Guimarães 26 – Capital Verde Europeia é a confirmação de que o Município respira políticas sólidas e inspira toda a comunidade a agir em prol de um futuro sustentável. Esta celebração é um estímulo e uma responsabilidade acrescida para que continuemos a construir, juntos, uma cidade mais justa e harmoniosa com o planeta”, referiu Domingos Bragança, presidente cessante da Câmara Municipal.

A nova marca ‘Guimarães 26 – Capital Verde Europeia – Respira. (Inspira)’ traduz o conceito central da cidade enquanto referência em sustentabilidade, unindo emoção, compromisso e acção. O vídeo de apresentação convida, de forma inspiradora, ao sentimento e à partilha da responsabilidade ambiental: “Quando foi a última vez que respiraste de verdade? Que encheste o peito de ar, em liberdade? Em Guimarães queremos respirar fundo e inspirar o País e o Mundo. Celebramos cada semente que rebenta e abraçamos a Terra que nos sustenta. Valorizamos o que é nosso com paixão e partilhamos com todos, de geração em geração” – é o que se ouve no vídeo promocional que aqui reproduzimos.

© Laboratório da Paisagem

E mais à frente: “Respiramos sustentabilidade e inspiramos união e comunidade, mostrando que a mudança é possível. É hora de acreditar no impossível. De Guimarães para o planeta inteiro, por um futuro mais justo, mais limpo, mais verdadeiro. Porque a esperança nunca expira. Guimarães 26: Respira. Inspira”.

“Respirar é viver. Inspirar é influenciar. Em Guimarães, fazemos ambas. Cuidamos do ar que respiramos, da terra que nos sustenta e da água que nos dá vida, e cuidamos da forma como inspiramos os outros, pelo exemplo e pelo compromisso colectivo com um futuro mais sustentável” – é outra passagem que pode ser ouvida.

Identidade visual revelada reflecte o compromisso colectivo com o ambiente e consolida o concelho como referência global de sustentabilidade. © Direitos Reservados

“Guimarães 26 – Capital Verde Europeia é mais do que um título e passa a ser o reconhecimento de uma caminhada feita de escolhas certas, de políticas consistentes e de uma comunidade que acredita que o bem-estar das pessoas depende da harmonia com o ambiente. É a prova de que quando se sonha e se age em conjunto, cidades podem transformar-se em referências globais”.

A apresentação da marca ‘Guimarães 26 – Capital Verde Europeia – Respira. (Inspira)’ decorreu no Laboratório da Paisagem e contou com a presença de Domingos Bragança que, num gesto simbólico de passagem de testemunho, entregou o livro da candidatura a Capital Verde Europeia 2026 a Ricardo Araújo, presidente eleito.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookX e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

CVE 2026: programa oficial será apresentado no Sábado

O programa oficial da Guimarães 26 - Capital Verde...

Citânia de Briteiros: monda de infestantes lenhosas com voluntários

A monda de infestantes lenhosas (pequenas árvores e arbustos)...

Universidade do Minho: está entre as mais sustentáveis do mundo

É a melhor academia portuguesa e a 148.ª do...

Vitrus Ambiente: recolha de cápsulas de café chegou às 30 toneladas

São números de Dezembro deste ano quando um novo...