Após a inauguração oficial de Guimarães 26 – Capital Verde Europeia, na Sexta-feira, a cidade continua a celebrar a sustentabilidade no fim-de-semana.
O Município de Guimarães propõe um programa descentralizado com 26 actividades gratuitas, distribuídas por vários pontos do concelho, no Sábado, dia 10 de Janeiro, a partir das 10h30.
Performances de dança no espaço público, actuações de bandas e grupos corais locais, recitais de poesia, oficinas de mobilidade suave – como a Educabicla – e um showcooking com o chef António Loureiro, no mercado municipal, são apenas algumas das sugestões que convidam a comunidade a viver a Capital Verde Europeia no espaço público.
Além disso, ao longo do dia, a ‘Cantarinha’, mascote da Capital Verde Europeia, irá percorrer as ruas de Guimarães, promovendo momentos de interacção e sensibilização ambiental com o público, num ambiente festivo e familiar que visa unir gerações em torno do futuro climático da cidade.
Refira-se, ainda, que, com o objectivo de promover uma mobilidade mais sustentável, reduzir a utilização do automóvel individual e facilitar o acesso do público às diferentes iniciativas, o Município assegura ainda uma operação especial da Guimabus. Nesse sentido, a operadora irá assegurar o funcionamento das linhas com término no centro da cidade, nomeadamente no Campo da Feira e em São Gonçalo. Os horários de vinda serão às 20h00, 21h00 e 22h00 e o regresso será feito às 23h30, 00h30 e 01h30.
O objectivo desta programação é reforçar o compromisso de Guimarães com a ecocidadania e o envolvimento local, convidando a cidade e os visitantes a celebrar, participar e projectar o futuro a partir da cultura, da comunidade e da sustentabilidade.
© 2026 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.




