11.2 C
Guimarães
Sábado, Janeiro 18, 2025
Alberto Martins
Alberto Martins
Alberto Martins, 41 anos é empresário e licenciado em gestão. Actualmente é ainda presidente da junta de freguesia da Vila de São Torcato desde 2017, tendo já sido tesoureiro desde 2005 até 2017. Trabalhou e colaborou com diversas empresas, de onde se destaca a empresa Coming Future e a empresa JF Economista Internacionais.

Comemorar a nossa Pátria (Língua Portuguesa!)

No próximo dia 5 de maio, sexta-feira, comemoramos o Dia Mundial da Língua Portuguesa. A língua de Camões é a 4.ª língua mais falada no mundo (3,7 % da população mundial), a 3.ª mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul do planeta. O português é ainda uma das línguas que regista uma das taxas de crescimento mais elevadas nas redes sociais e na aprendizagem como língua estrangeira.

As palavras de Fernando Pessoa “a minha Pátria é a Língua Portuguesa”, do Livro do Desassossego, pelo seu heterónimo Bernardo Soares, são justamente, para mim, as que melhor definem o meu sentimento em relação à nossa língua. Uma pátria recheada de ilustres poetas e poetisas, que com tão nobre ferramenta, conseguiram inundar os povos, de cultura e sabedoria durante séculos. Esta pátria não é apenas Portugal, é toda a comunidade lusófona espalhada pelo mundo. Os PALOP, a nossa comunidade emigrada nos quatro cantos do mundo, as prestigiadas universidades internacionais que lecionam o Português e todos aqueles que se apaixonaram por tantas metáforas, anáforas e demais riquezas de recursos linguísticos.

Em Portugal a nossa pátria, tantas vezes subestimada e mal tratada, tem nos seus diversos autores, guardiões desta herança única que nos define enquanto povo. Os prémios literários surgem assim, como forma de incentivar a escrever em Português, a gostar da nossa língua, em tempos onde outras línguas apelam a atalhos e facilitismos, permitidos por aqueles que mais deveriam defender e prestigiar a nossa nobre Língua.

Pretendemos, ainda fomentar a prática regular de atividades como a leitura e a escrita.

Em São Torcato, a Junta de Freguesia decidiu criar há 5 anos o prémio literário Vila de São Torcato (não se realizou durante dois anos devido à pandemia por covid-19), com o objetivo de incentivar os alunos do 3º ciclo da EB2,3 de São Torcato, a lerem e a escreverem em Português. Pretendemos, ainda fomentar a prática regular de atividades como a leitura e a escrita como fator primordial para o bom desenvolvimento intelectual das crianças e dos jovens, ao estimular a sua imaginação e criatividade, potenciando a aquisição de competências e de valores de cidadania. Na próxima sexta-feira, a Junta assinalada a data, com a realização do 3º prémio literário Vila de São Torcato.

“Somos do tamanho dos nossos sonhos”, é o tema proposto para este 3.º concurso literário, que conta, para seleção final com mais de 60 trabalhos.

O prémio irá distinguir os três melhores textos, em prosa e poesia, em parceria com a Agrupamento de Escolas Vale de São Torcato, nomeadamente com o departamento de línguas e com os prémios monetários a reverter na íntegra em compras no comércio local da Vila.

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também