Contextile: Textile Talks projectam futuro do ensino na arte têxtil

Data:

A sexta edição da bienal de arte têxtil, que decorre até 30 de Outubro, traz artistas e académicos para discutir o tema Educational Futures, nos dias 14 e 15 (Sexta-feira e Sábado), no CCVF. 


Neste momento está a decorrer a 6ª edição da Contextile – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea – 3 de Setembro a 30 de Outubro. Guimarães é novamente anfitriã, combinando os 10 anos de existência da bienal simultaneamente com a celebração dos 10 anos de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura. 

Este ano, a Contextile está a promover uma edição especial de Textile Talks dedicada exclusivamente à temática Educational Futures.

Ao longo de dois dias, artistas, especialistas, escolas e academias, dos EUA, Gana, Lituânia, Suécia, Polónia e Portugal vão partilhar práticas pedagógicas e reflectir novas metodologias para o futuro, procurando promover uma rede e um diálogo entre diferentes atores e instituições, alguns com ligações a territórios de cultura têxtil, pela defesa da excelência na pedagogia e explorando o têxtil na sua dimensão artística e cultural.

A Textile Talks contará com três oradores, nomeadamente Ibrahim Mahama, fundador e director do SCCA – Centro de Arte Contemporânea de Savannah (Geórgia), Svenja Keune da Escola Sueca de Têxtil e Anne Wilson professora emérita da Escola de Artes do Instituto de Chicago

Decorrerão três mesas redondas, culminando, na tarde do dia 15, com três visitas guiadas exclusivas à exposição Contextile 2022 por membros do júri do concurso internacional – com marcação prévia: uma para as gerações futuras, outra para artistas, curadores, escritores e outros profissionais, e uma final para o público em geral.

Integram a Comissão Científica desta Textile Talks – Educational Futures: Janis Jefferies da Universidade Goldsmith, Reino Unido, Monika Grasiene da Academia de Vilnius, Lituânia e Natacha Antão da Universidade do Minho, Portugal.

O programa tem lugar durante dois dias, Sexta-feira e Sábado (14 e 15 de Outubro), no auditório do Centro Cultural Vila Flor e todas as conversas serão realizadas em inglês, no local e transmitidas online.

📸 Contextile

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Centro Histórico: há 24 anos Património Cultural da Humanidade da UNESCO

Guimarães vive, este Sábado, dia 13 de Dezembro, os 24...

Universidade do Minho: estudantes de Música com vários prémios

Os estudantes do departamento de Música da Escola de Letras, Artes...

ExcentriCidade: residência artística em Pevidém dedicada aos ‘Ritmos da Comunidade’

Pevidém está pronto para receber uma nova residência artística...

Memória viva: D. Afonso Henriques faleceu há 840 anos

Perante a estátua do primeiro rei, em frente ao...