Contextile: ‘Ciclos – no território têxtil de Guimarães e Vale do Ave’

Data:

A plataforma Magic Carpets, da qual faz parte a Ideias Emergentes – Arte, Arquitectura e Produção Cultural, inaugura, amanhã, Sexta-feira, dia 1 de Agosto, pelas 16h30, no Convento Santo António dos Capuchos, a exposição ‘Ciclos – no território têxtil de Guimarães e Vale do Ave’.

Este regresso do projecto europeu Magic Carpets a Guimarães, com um programa dedicado ao tema ‘CICLOS – Fluxos que se Renovam, uma Paisagem em Movimento’, centra-se na riqueza e transformação contínua do território têxtil de Guimarães e Vale do Ave.

A arte têxtil continua a afirmar-se em Guimarães. © Direitos Reservados

Assim, entre 29 de Junho e 31 de Julho, três artistas – Nicole Weniger (Áustria), Rio Drop (Suécia) e Ludgero Almeida (Portugal) – estiveram em residência artística, sob curadoria de Cláudia Melo, com assistência de Luísa Abreu e Ana Leandro.

Estes artistas desenvolveram projectos colaborativos com as comunidades locais, promovendo a integração, a documentação e a valorização do saber-fazer têxtil, com foco em práticas sustentáveis, economia circular e o resgate de técnicas ancestrais, de cujos trabalhos estarão agora patentes na exposição ‘Ciclos – no território têxtil de Guimarães e Vale do Ave’.

Magic Carpets é uma plataforma co-financiada pelo programa Europa Criativa da União Europeia, com 16 parceiros europeus. Está focada na mobilidade de artistas emergentes para trabalhar em áreas de arte social na pesquisa e implementação de novas produções com artistas e comunidades locais.

Foto © Ivo Rainha

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Centro Histórico: há 24 anos Património Cultural da Humanidade da UNESCO

Guimarães vive, este Sábado, dia 13 de Dezembro, os 24...

Universidade do Minho: estudantes de Música com vários prémios

Os estudantes do departamento de Música da Escola de Letras, Artes...

ExcentriCidade: residência artística em Pevidém dedicada aos ‘Ritmos da Comunidade’

Pevidém está pronto para receber uma nova residência artística...

Memória viva: D. Afonso Henriques faleceu há 840 anos

Perante a estátua do primeiro rei, em frente ao...