CIM do Ave: a regularização interna segundo as eleições autárquicas

Data:

A Comunidade Inter-Municipal do Ave (CIM do Ave) instalou os seus orgãos na sequência das alterações provocadas pelas eleições autárquicas de Outubro de 2025.

Depois de instalada a assembleia foi agora empossado o secretariado executivo inter-municipal constituído por Guilherme Emílio como primeiro secretário e Sérgio Castro Rocha como secretário.

PUB

“Um novo ciclo que se inicia numa fase particularmente exigente ao nível do planeamento estratégico, da execução de fundos comunitários, da criação de uma nova geração de transporte público inter-municipal e da articulação de políticas públicas” – salienta uma nota de imprensa da CIM do Ave.

“Ao longo do seu percurso, tem evidenciado uma actuação orientada para o rigor, a responsabilidade e a concretização de projectos estruturantes em contexto municipal inter-municipal.”

Acrescenta que “Guilherme Emílio possui um percurso profissional e cívico ligado à administração pública e à gestão autárquica, com experiência no exercício de funções políticas e no relacionamento institucional entre municípios e entidades supra-municipais. Ao longo do seu percurso, tem evidenciado uma actuação orientada para o rigor, a responsabilidade e a concretização de projectos estruturantes em contexto municipal inter-municipal. Sérgio Castro Rocha, possui uma vasta experiência técnica e capacidade de resposta aos desafios de planeamento, gestão e acompanhamento das políticas inter-municipais, tendo desempenhado funções de relevância autárquica e de gestão pública no seu percurso profissional”.

A eleição do novo secretariado executivo, resulta da confiança expressa pelos presidentes das câmaras municipais de Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Fafe, Póvoa de Lanhoso, Vizela, Cabeceiras de Basto, Vieira do Minho e Mondim de Basto, bem como pelos deputados inter-municipais que sufragaram esta equipa na assembleia inter-municipal do passado dia 24 de Janeiro.

Guilherme Emílio usará a sua experiência de autarca em Esposende na CIM do Ave. © Direitos Reservados

O novo secretariado executivo assume esta função com consciência da exigência técnica e institucional que a mesma representa, encarando-a como uma missão de dedicação total a um projecto supra municipal que exige coordenação estratégica, capacidade de execução e alinhamento com os instrumentos de financiamento nacionais e europeus.

O reforço da cooperação entre municípios será uma das preocupações do secretariado, com eficiência na execução de projectos financiados, a articulação com a CCDR-Norte e o Governo, sempre ao serviço dos municípios e das suas populações, bem como, a afirmação da sub-região do Ave enquanto território coeso, competitivo e sustentável.

A CIM do Ave expressou o seu reconhecimento a Marta Coutada, pelo “trabalho rigoroso, dedicado e profissional desenvolvido enquanto primeira secretária executiva, deixando um contributo relevante na consolidação institucional desta comunidade inter-municipal”.

PUB

© 2026 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookX e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

CIM do Ave: taxa de execução no Norte 2030 foi a maior

Os resultados divulgados evidenciam capacidade de concretização e a...

CIM do Ave: Conselho Inter-municipal é presidido por Mário Passos

O novo conselho inter-municipal da Comunidade Inter-municipal do Ave...

CIM do Ave: um boletim trimestral transparente e próximo dos cidadãos

Dar conta das actividades e projectos inter-municipais é o...

Ave: investimentos consolidam a Inovação e Competitividade regional do território

A CCDR-Norte reuniu com a Comunidade Inter-municipal do Ave,...