CDU: escolha de Paulo Portas é mau indício

Data:

A Coligação Democrática Unitária (CDU) lamenta que “a evocação de um acontecimento tão importante no percurso para a constituição de Portugal seja objecto de uma evidente tentativa de aproveitamento político e partidário por parte do Governo e dos partidos que constituem a Aliança Democrática, que se manifesta nos sucessivos anúncios e na escolha do coordenador da comissão”.

E pese embora o Governo, ter deliberado e publicado em Diário da República em Fevereiro a criação de um Comissariado para as comemorações dos 900 anos da Batalha de São Mamede, a CDU entende que “o Primeiro-Ministro destacou estas comemorações no último Congresso do PSD e reuniu o Conselho de Ministros em Guimarães onde anunciou a escolha de Paulo Portas para coordenar este órgão”.

“A nomeação do Paulo Portas não corresponde a um critério académico. Seguramente não é uma personalidade ‘consensual’, a nenhum nível.”

Se Luís Montenegro afirmou que se trata de uma personalidade ‘consensual’ e que reúne “características do ponto de vista da sua intervenção cívica e política, como jornalista, como pensador, como jurista também, como político”, já a CDU defende que “a nomeação do Paulo Portas não corresponde a um critério académico. Seguramente não é uma personalidade ‘consensual’, a nenhum nível. Não tem qualquer relação com Guimarães e as suas gentes. E não garante a realização de um trabalho historiográfico e científico sério”.

“Esta escolha despromove deliberada e intencionalmente Guimarães, onde existem personalidades e instituições competentes que foram desconsideradas no processo” – reitera a CDU em comunicado.

E, assim, expressa preocupações sobre a possibilidade de estarmos também perante “uma tentativa de conduzir o trabalho da comissão com o objectivo de promover ideias e concepções retrógradas, reaccionárias e contrárias à soberania e independência nacionais”.

Os eleitos da CDU na Assembleia Municipal de Guimarães irão levar o assunto aos órgãos municipais – concluiu o comunicado.

Foto © José Gageiro

© 2026 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookX e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Portugal-China: Guimarães pode ajudar a relações mais próximas em diversas áreas

Ricardo Araújo quer fomentar a diplomacia das cidades como...

900 anos: “Nada do que vinha de trás foi colocado em causa”, garante Ricardo Araújo

A discussão que tem surgido sobre os 900 anos...

Águas Pluviais: Câmara aprovou Plano Director e avança para a sua concretização

Ao aprovar o Plano Director Municipal de Águas Pluviais...

Freguesias: PS propõe equipas multi-disciplinares nos serviços urbanos, PSD e CDS-PP rejeitam

A mais recente memória de “equipas multi-disciplinares” na vida...