Bombeiros: solidariedade precisa-se para uma nova ambulância

Data:

A corporação dos Bombeiros precisa de duas ambulâncias: uma foi paga pelo Município e a segunda espera pela solidariedade dos vimaranenses.


A direcção dos Bombeiros de Guimarães, considera de “extrema urgência” a aquisição de duas ambulâncias. Uma delas já foi paga com um subsídio atribuído pela Câmara Municipal. A segunda, com um custo estimado de 80 mil euros, terá de ser adquirida até ao final de Abril, por uma campanha que apela à solidariedade dos vimaranenses.

A “urgência” desta segunda ambulância tem a ver com o facto de servir para transportar doentes covid-19 e cuidados intensivos, dispondo de ventiladores e monitores, permitindo ainda actos médicos no seu interior em situações de urgência, como destacou Bento Marques, comandante da corporação.

©GA!

Aliás, foi o “dar a mão” ao Hospital Senhora da Oliveira, nesta situação de pandemia, que provocou um desgaste no material circulante, com milhares de quilómetros percorridos. As ambulâncias transportaram cerca de 1700 casos de suspeitos covid e ainda colaboraram na transferência de doentes para outras unidades hospitalares e na evacuação de outros para as estruturas de apoio. “Tivemos uma média de cerca de 40 serviços por dia” – revelou o presidente da direcção.

“Não temos dúvidas que os vimaranenses, gente boa, generosa e amiga dos bombeiros vão aderir a esta campanha…”

João Pedro Castro acredita que o pedido lançado à sociedade civil vimaranense, através desta campanha, que será sobretudo dinamizada nas redes sociais, permitirá comprar a nova ambulância “que é imprescindível nesta fase e que vai melhorar imenso o nosso socorro em casos de cuidados intensivos”. “Acreditamos e sabemos que, com a ajuda dos vimaranenses, vamos conseguir. Não temos dúvidas que os vimaranenses, gente boa, generosa e amiga dos bombeiros vão aderir a esta campanha. Estamos absolutamente convencidos que isso vai acontecer”, acrescentou.

Com uma situação financeira periclitante, a associação de voluntários vimaranenses vai lançar uma campanha de angariação dos 80 mil euros, tendo conseguido que várias figuras se disponibilizassem para “dar a cara” na sensibilização dos vimaranenses. São atletas, músicos, escritores, médicos, entre outros: Sofia Escobar, André André, André Almeida, Fernando Meira, Hélder Trigo, Vítor Matos, João Sousa, Pedro Chagas Freitas, Zé Amaro e Cláudia Martins.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Lanceiros: memória da ‘Guerra do Ultramar’ através das Madrinhas evocada Sábado

A Associação Veteranos Lanceiros de Portugal (AVLP), promove a iniciativa 'Cartas...

Penha: Peregrinação será presidida por D. José Cordeiro

A Peregrinação Arciprestal à Penha decorrerá sob o lema...

CVP: lança apelo humanitário para apoiar população do Nepal

A Cruz Vermelha Portuguesa - CVP - lança um...

Feira Semanal: de novo, no Campo de São Mamede, e até ao fim do ano

A Feira Retalhista de Guimarães instala-se provisoriamente no Campo de São...