Bombeiros de Guimarães: oferecem ambulância a mães e crianças da Guiné-Bissau

Data:

Os Bombeiros Voluntários de Guimarães vão oferecer uma ambulância à região de Oio, na Guiné-Bissau. A viatura de socorro e transporte já não reúne condições para operar em Portugal, mas vai voltar a ganhar vida naquele país africano.

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Guimarães decidiu doar para a região de Oio, na Guiné-Bissau, uma ambulância que estava parada e fora da sua frota por se encontrar “desactualizada com as exigências normativas do serviço e com mais de vinte anos de rodagem”, suporta o presidente, João Pedro Castro. O dirigente acrescenta que a oferta surge “em resposta a um pedido da embaixada da Guiné-Bissau em Portugal”, num gesto de solidariedade que “fará muita diferença na vida de muitos guineenses”.

“Estamos certos que vai fazer muita diferença na vida das populações.”

“Ao invés de ir para abate, a nossa ambulância ainda pode ser muito útil naquele país irmão. A viatura vai ficar afecta à região de Oio, sendo que fará transportes dos doentes dessa região para o Hospital Nacional Simão Mendes, na cidade de Bissau, considerado o maior e mais antigo hospital público do país, ajudando no transporte das grávidas e crianças, principalmente. Estamos certos que vai fazer muita diferença na vida das populações”, valoriza João Pedro Castro.

A ambulância dos Bombeiros de Guimarães já não cumpre com as actuais regras, definidas na legislação portuguesa, e foi formalmente entregue à embaixada da Guiné-Bissau em Portugal, sendo expedida, de barco, a partir do Porto de Leixões.

Refira-se que a região do Oio situa-se no norte da Guiné-Bissau, com uma superfície de 5 403,4km2 do território e mais de 215 mil habitantes, que correspondem a cerca de 14,9% da população do país. A capital da região fica a 150km de Bissau, ou seja, a cerca de duas horas de viagem.

O Hospital Nacional Simão Mendes, localizado na cidade de Bissau, é considerado o maior e mais antigo hospital público do país, sendo referência em cuidados gerais e diversas especialidades.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

Eduardo Leite: renuncia ao cargo de Provedor da Santa Casa da Misericórdia

Era inevitável em função do pelouro que lhe foi...

Santos Passos: igreja iluminada com novo sistema que preserva património

Há um sistema novo, de iluminação arquitectural e permanente...

Pessoas com Deficiência: Dia Internacional assinalado a 3 de Dezembro

Há um conjunto de actividades preparadas pelo Fórum Municipal,...

D. Afonso Henriques: estátua sem espada temporariamente

É uma medida de salvaguarda patrimonial assumida pela Câmara Municipal...