A atribuição do título de embaixador nobre da Vila de Ponte, concelho de Guimarães, ao conhecido cantor Zé Amaro marcou as comemorações do 28º aniversário da elevação daquela freguesia a Vila. Este título é atribuído anualmente a personalidades que se destacam pelo trabalho e apoio em áreas socialmente relevantes para a comunidade, promovendo o bem comum, na ajuda aos mais desfavorecidos através de projectos implementados pela Loja Social de Ponte.
“Sou de uma terra pequena, mas onde se destacam pessoas de grande valor e com muita dinâmica.”
“Isto é muito especial e estou muito reconhecido por esta distinção. Sou de uma terra pequena, mas onde se destacam pessoas de grande valor e com muita dinâmica. É com muito orgulho que recebo esta distinção”, assinalou Zé Amaro, na sessão solene que decorreu na passada Quarta-feira, 21 de Junho.
📸 GA!
O presidente da Junta de Freguesia de Ponte, Sérgio Castro Rocha, destacou o papel de Zé Amaro como “um homem de causas, que se dedica e abraça várias causas sem pedir nada em troca” e sublinha “tendo uma importância essencial pela sua capacidade de influenciar um grande número de pessoas pela positiva, além de ser um autêntico embaixador da cultura popular em Portugal e também nos países onde tem uma grande implantação a comunidade portuguesa”.
O vereador da Cultura da Câmara de Guimarães, Paulo Lopes Silva, evidenciou o facto de Zé Amaro ser “um grande embaixador da cultura, levando sempre consigo o nome de Guimarães, de onde é natural, contribuindo assim para a promoção da nossa cidade e do nosso território”.
Na sessão deste ano, por deliberação da assembleia de freguesia, foram ainda distinguidos cidadãos e instituições da Vila de Ponte: José Fernandes da Silva (medalha de honra), Jacinto Paulo Pereira Rodrigues, Vítor Ismael Abreu Macedo e Associação do Centro Popular dos Pescadores Ponte (medalha de mérito). Foram ainda reconhecidos com voto de louvor Catarina Sampaio, Victor Castro e ainda Carlos Peixoto e José Peixoto (coveiros certificados).
O título de embaixador nobre da Vila de Ponte foi atribuído pela primeira vez, no ano de 2017, a Domingos Bragança (presidente da Câmara Municipal de Guimarães), seguindo-se Paulo Teixeira (presidente do Centro Social Recreativo e Cultural de Campelos), Júlio Mendes (ex-presidente do Vitória Sport Clube), Paula Oliveira (vereadora da Câmara Municipal de Guimarães) e Rui Leite (ex-presidente da Cercigui).
📸 GA!
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.