A cerimónia de inauguração da beneficiação da rede viária na freguesia de São Faustino, ocorreu no Sábado, de manhã.
Domingos Bragança, presidente do Município de Guimarães, foi acompanhado dos vereadores Sofia Ferreira, Paulo Lopes Silva e do vereador e deputado à Assembleia da República Ricardo Araújo, e que juntou um conjunto de individualidades políticas, entre as quais o presidente da união de freguesias de Tabuadelo e São Faustino, Carlos Alberto Sousa e o seu executivo, e o deputado à Assembleia da República, Ricardo Costa.
O evento iniciou-se com uma actuação musical das crianças que frequentam a EB1/JI de São Faustino, que interpretaram uma canção de Natal, desejando Boas Festas a todos os presentes.
Domingos Bragança realçou a qualidade da intervenção que, além da fresagem, pavimentação, arranjo de passeios e valetas, beneficiou ainda de intervenções na rede de abastecimento de água e de saneamento, a cargo da Vimágua.
O presidente lembrou uma preocupação que tem vindo a ser seguida nas intervenções por todas as freguesias do concelho, que é a da qualidade, “que segue a mesma lógica das intervenções na cidade”.
As obras na rede de abastecimento de água e de saneamento são de extrema importância, uma vez que permitem reduzir o nível de perdas e de evitar a contaminação da água, “um bem essencial que importa preservar”. A esse propósito, Domingos Bragança lembrou a recém atribuição do título de Capital Verde Europeia a Guimarães, agradecendo o empenho da comunidade escolar e das Brigadas Verdes da união de freguesias de Tabuadelo e São Faustino. As intervenções na rede viária agora efectuadas permitem, segundo o presidente, boas condições para a circulação automóvel, melhorando a qualidade de vida dos habitantes da freguesia.
Armindo Costa e Silva, presidente do conselho de administração da Vimágua, garantiu que as obras na rede de abastecimento de água e de saneamento são “um esforço contínuo”, que segue as instruções dadas por Domingos Bragança, contabilizando, à data, uma cobertura de cerca de 96% no abastecimento de água e de cerca de 93% no saneamento. “Temos como objectivo a universalidade do serviço”, disse.
Carlos Alberto Sousa, presidente da união de freguesias de Tabuadelo e São Faustino, agradeceu a presença de todos e referiu-se à inauguração da reabilitação da rede viária como um “momento especial” para São Faustino.
“Vem melhorar a qualidade de vida na freguesia.”
“Esta era uma obra muito desejada, que vem melhorar a qualidade de vida na freguesia” – disse o presidente, que enalteceu o empenho de Domingos Bragança na sua concretização. O autarca lembrou ainda outras obras necessárias e agradeceu a todas as equipas que se envolveram na empreitada agora terminada, desde as equipas técnicas e políticas do Município até à empresa que executou a obra.
No final, foi revelada uma surpresa, em jeito de presente de Natal, e que consistiu numa nova carrinha de transporte de crianças e de apoio à comunidade, que foi benzida pelo padre José Manuel Teixeira.
A intervenção na rede viária de São Faustino, que teve um custo aproximado de 220 mil euros (+iva), contemplou a EM1617, rua 25 de Abril, rua do Pinheirinho, rua de Nossa Senhora das Candeias e rua São Faustino, e inseriu-se no programa de manutenção e conservação da rede viária do concelho de Guimarães.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.