O cemitério de Rendufe foi requalificado, uma obra agora inaugurada como “um espaço de memória e cuidado para a comunidade”.
O presidente da Câmara foi ver como se encontra o cemitério depois de requalificado. Em companhia da vereadora Sofia Ferreira e de Patrício Araújo, presidente da junta da união de freguesias de Atães e Rendufe.
Domingos Bragança salientou a importância da requalificação para a comunidade, destacando a participação e o esforço de todos. “Este espaço está muito bem conseguido, nota-se que foi feito com cuidado. E esta fonte de água, símbolo da vida, é simplesmente lindíssima”, elogiou, referindo-se aos detalhes da revitalização do local.
O presidente da Câmara Municipal, tem os cemitérios na conta dos “lugares especiais de memória, onde repousam os entes queridos e daí resulta a importância de os tornar bonitos e acolhedores”, relembrando os momentos felizes partilhados com aqueles que já partiram. E entende que “devem ser espaços de paz, reencontro e cura, onde a memória do passado se une ao presente, visando reconciliar e preparar o futuro.”
Já Patrício Araújo, que considerou esta uma profunda requalificação do cemitério dignificadora da memória dos entes queridos, agradeceu o envolvimento de todos e a capacidade de superação que todos os intervenientes foram tendo ao longo do processo. O autarca anunciou ainda que haviam sido adquiridos os terrenos contíguos ao cemitério para preparar uma futura expansão.
A comunidade de Rendufe foi elogiada pelo esforço conjunto em transformar o cemitério num espaço digno para homenagear os entes queridos e preservar a memória colectiva.
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.