O XLVI Festival Internacional de Folclore de Pevidém, organizado pelo Grupo Regional Folclórico e Agrícola, decorre no próximo dia 27 de Julho (Sábado), pelas 18h00.
Este grupo folclórico foi fundado oficialmente em 25 de Abril de 1947. Já havia nascido alguns anos antes, como ‘Festada’, por força forte e rica tradição folclórica do povo da sua terra, em que os responsáveis pelo grupo, pesquisaram as danças, cantares e trajes de outras tradições de épocas situadas entre o século XVIII e XIX.
Até à data presente, efectuou centenas de actuações folclóricas em festas, cortejos, arraiais e romarias, não só em Portugal e nas ilhas da Madeira e Açores, como nomeadamente em França, Suíça e Alemanha.
Vestindo e tocando, como faziam na sua região as gentes do passado, na defesa do património cultural do povo, de uma região Baixo Minho-Ave. O grupo folclórico é composto por cerca de 50 elementos e é o mais antigo do concelho de Guimarães.
Esta edição tem a participação dos grupos Conjunto de Cantos y Danzas Tradicionales (Chile) e Grupo Folklórico ‘Costa Rica‘ (Costa Rica).
Participam, também, os grupos portugueses: Grupo Tradicional Os Casaleiros (Casais de Brito/Azambuja), Grupo Típico O Cancioneiro de Castelo Branco (Castelo Branco), Grupo Folclórico e Etnográfico de Vila Cova à Coelheira (Vila Nova de Paiva Rancho Folclórico da Casa do Povo da Vila de Angeja (Angeja/Albergaria-a-Velha), Rancho Etnográfico Danças e Cantares de Santiago de Bougado (Santiago de Bougado/Trofa) e o grupo anfitrião Grupo Regional Folclórico e Agrícola de Pevidém (Pevidém/Guimarães).
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.