15 C
Guimarães
Domingo, Setembro 8, 2024

Turismo: Guimarães procura certificação de destino sustentável

Economia

É o caminho a seguir, a par de outras iniciativas, para fazer mexer o sector do turismo em Guimarães. E nada como juntar os parceiros, agentes e protagonistas das empresas cujo contributo e participação pode ajudar a implementar a melhor estratégia.

Do lado da autarquia, o presidente Domingos Bragança reconheceu o importante papel do turismo na economia do concelho, bem como a importância da certificação de Guimarães enquanto destino turístico sustentável, com um contributo para os objectivos de atingir o estatuto de Capital Verde Europeia.

© PUB

“Estamos empenhados no desenvolvimento sustentável do nosso território” e em continuar a ter em Guimarães “um exemplo a ser seguido por outros territórios” – salientou ao falar para os membros do conselho consultivo do turismo de Guimarães.

Acrescentou que “se cuidarmos do nosso território como cuidamos da nossa casa, conseguimos que quem nos visite não só goste de cá vir e se sinta confortável, como também se preocupe em cuidar e proteger como Guimarães, cuida e protege”

O processo de certificação de destino turístico sustentável terá a colaboração do IPDT – Turismo e Consultoria, com experiência bastante no desenvolvimento de planos estratégicos e de marketing turístico. E depois de concluído será enviado para a EarthCheck Sustainable Destination que “dá aos viajantes a confiança de que os destinos certificados são apoiados por um compromisso com experiências turísticas sustentáveis e de alta qualidade”. O rigoroso processo de certificação é baseado na ciência e focado nas pessoas, tendo já sido adoptado pelos destinos mais visitados do mundo, há mais de 30 anos.

Paulo Lopes Silva, vereador do Turismo defendeu esta certificação como “estratégica para a promoção do território e a sua capacidade de atracção” de visitantes, considerando importante a “participação do conselho municipal do turismo de Guimarães na adequação dos objectivos verdes com a realidade do território. E reforçando o posicionamento de Guimarães como um destino de excelência, capaz de oferecer experiências únicas e diferenciadas aos seus visitantes”

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias