Promover a cultura e o turismo, foi o objectivo principal desta presença de Guimarães na cidade francesa com que já estabeleceu um protocolo de geminação.
Contudo, a participação nesta feira internacional insere-se numa estratégia mais ampla de criação de uma rede de parcerias institucionais, consolidando Guimarães como um destino cultural de excelência.
No âmbito da geminação entre as duas cidades, a presença em Dijon, proporcionou aos milhares de franceses que visitam o certame, de toda a região da Borgonha e áreas circundantes, “uma oportunidade estratégica para fortalecer os laços culturais e promover o turismo de Guimarães junto ao público francês”.
A participação de Guimarães no evento ocorreu a convite de Dijon, que desafiou o concelho a integrar um stand dedicado às suas cidades geminadas. Esta colaboração, fruto de um trabalho conjunto desenvolvido ao longo dos anos entre as duas cidades, insere-se nos esforços de internacionalização e promoção turística de Guimarães, promovendo o Município a uma escala europeia.
Durante o fim-de-semana prolongado em França, que coincidiu com a comemoração do Armistício de 11 de Novembro, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer os sabores e tradições de Guimarães.
O Município preparou a participação com um destaque especial ao enoturismo local, oferecendo degustações de vinhos regionais das Quintas dos Encados, Picouto de Cima, Pousada de Fora, Cancela e Aveleira. Para complementar a oferta eno-gastronómica, doces conventuais e tradicionais estiveram também disponíveis para deliciar o público francês.
Além da vertente gastronómica, estiveram em evidência as riquezas históricas e turísticas da cidade, numa perspectiva de reforçar a sua atractividade internacional.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.