O Embraer 190 baptizado com o nome da cidade-berço vem reforçar a frota regional da TAP e promover as regiões de Portugal.
Domingos Bragança, presidente do Município de Guimarães, recebeu nos paços do concelho, o director-geral da Portugália Airlines, Mário Lobato de Faria, que ofereceu ao município uma maquete do avião Embraer 190, matrícula CS-TPZ, baptizado com o nome ‘Guimarães’.
Considerada pela TAP como sendo um dos mais importantes centros turísticos da região norte do país, com o seu centro histórico distinguido como Património Mundial pela Unesco em 2001, Guimarães foi distinguida com o seu nome num das 12 aeronaves Embraer 190 da frota que opera sob a marca ‘TAP Express’, operada pela Portugália Airlines.
Esta é uma iniciativa que vem na senda do projecto ‘Abraçar Portugal’, iniciado em 2017, cujo objectivo é o de projectar o nome de Portugal além-fronteiras. Recorde-se que os nomes dos 18 distritos e das duas regiões autónomas portuguesas haviam sido atribuídos à sua frota, como forma de promoção cultural, gastronómica e patrimonial. A escolha que recai agora sobre Guimarães insere-se na mesma estratégia, que hoje teve uma cerimónia simbólica com a entrega da maquete da aeronave ao presidente da Câmara.
A Portugália voa sob a marca TAP Express em voos de curto e médio curso e detém, actualmente, uma frota de 19 aviões – 12 Embraer 190, com capacidade para 106 passageiros, e sete Embraer 195, com capacidade para 118 passageiros.
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.