Decorreu na tarde da Sexta-feira passada, no auditório da Fraterna, a sessão final do projecto Alquimia, financiado pelo programa Norte 2020, e com duração de 24 meses.
“Estes projectos são um derradeiro investimento no desenvolvimento e na promoção da inclusão.”
Na abertura do seminário final Abordagens Diferenciadas para a Inclusão Activa, Paula Oliveira, vereadora da Acção Social da Câmara Municipal de Guimarães, defendeu a vontade do Município em “potenciar o desenvolvimento na esfera pessoal, mas também social”, que é transversal “às nossas comunidades e, sobretudo, às comunidades que estão mais desfavorecidas”. Afirmou ainda que “estes projectos são um derradeiro investimento no desenvolvimento e na promoção da inclusão da cidadania que se pressupõe a mudar vidas com a envolvência de todos”.
O projecto Alquimia, coordenado pelo Município de Guimarães em parceria com a Fraterna – Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social e a Sol do Ave – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave, está a transformar a realidade de sete bairros do concelho.
O objectivo principal do projecto foi promover a inclusão social e o desenvolvimento pessoal e social dos moradores dessas comunidades, tendo sido desenvolvidas diversas actividades comunitárias participativas e multidisciplinares que revalorizaram os bairros, nomeadamente, os fóruns participativos, nos quais a população teve a oportunidade de expressar as suas necessidades e contribuir para a definição de acções concretas.
📸 Direitos Reservados
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.