4.1 C
Guimarães
Sábado, Janeiro 18, 2025

Migrantes: 2481 cidadãos residem em Guimarães

São oriundos de 72 países e estão sinalizados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras que lhes concedeu autorização de residência.


Há um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), a funcionar desde 10 de Maio de 2010, instalado na Divisão de Acção Social (DAS) da Câmara. É uma estrutura que tem o patrocínio do Alto Comissariado para as Migrações (ACM), com o objectivo de criar pontes culturais e linguísticas.

A sua missão é ir mais além da mera informação, “apoiando em todo o processo de acolhimento a integração dos migrantes, articulando com as diversas estruturas locais, promovendo a interculturalidade a nível local, nas suas mais diversas áreas de trabalho” – revela a DAS.

No dia internacional do Migrante que se comemorou a 18 de Dezembro, a Câmara Municipal divulgou que há 2481 cidadãos migrantes com autorização de residência, no concelho de Guimarães.

São provenientes de 72 países e com maior incidência vieram de Angola, Brasil, Bangladesh, Cabo Verde, Chile, Guiné Bissau, Nepal, Turquia, Ucrânia e Uzbequistão, entre outros.

O CLAIM registou 461 atendimentos, maioritariamente no apoio à sua regularização em território nacional e, também, dos familiares, em 2020. 

Os Migrantes procuram na DAS a regularização pela via do trabalho do reagrupamento familiar e o apoio no contacto com o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), de modo a oficializar a sua estadia em Portugal. Várias empresas procuram naquele centro, migrantes que procurem trabalhar em Guimarães.

“O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes faz a diferença na vida das pessoas e dispõe ainda de um portal de apoio” – revela a autarquia.

No âmbito das comemorações do dia internacional do Migrante, a coordenadora do CLAIM realizou uma acção de envolvimento e acolhimento da comunidade migrante, na Escola Virgínia Moura (Moreira de Cónegos), acção que visou os que frequentam o 9º ano da escolaridade.

A Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou uma resolução sobre a Convenção Internacional sobre a Protecção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e Membros de Suas Famílias, em 18 de Dezembro de 1990.

📸 Direitos Reservados

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também