A associação tem cerca de 100 membros, de mais de 20 nacionalidades, de quatro continentes.
Nasceu e foi criada em Guimarães para abraçar a diversidade cultural que se instala na cidade, por força de determinados fenómenos todos ligados à insegurança que se vive no mundo.
São esses fenómenos que alastram as correntes migratórias, o que faz com os países europeus e as suas cidades, sejam inundados por uma diversidade de indivíduos.
A [IN]volve enquanto associação pretende formar uma comunidade dedicada “a quem busca uma nova vida na nossa sociedade”. E precisa de apoio humano acolhedor e integral.
Os fundadores da associação são Nelson Oliveira, Ana Alves, Alexandre Ferreira e Lurdes Roriz, todos cidadãos portugueses. Acresce Talha Ehsan, cidadão paquistanês animador do speak uma vertente das acções que estão a ser implementadas.
A integração dos migrantes na sociedade vimaranense, faz-se pela participação em espectáculos e em actividades culturais e pela inclusão social de cidadãos estrangeiros que escolhem Guimarães para recomeçarem a sua vida.
Paula Oliveira, vereadora da Câmara, acentua que “Guimarães vai continuar a acolher”, não deixando perder a matriz de “comunidade aberta, fraterna e solidária”.
Assim, com a [IN]volve “estamos mais ricos” e melhor preparados para lidar com os fluxos migratórios sempre complicados do ponto de vista da integração.
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.