O Grupo de Apoio a Pessoas Queer (GAPQ) afirma que o executivo camarário vimaranense excluiu os colectivos LGBTI+ vimaranenses das comemorações do Dia Municipal para a Igualdade realizadas pelo município.
Hoje, dia 24 de Outubro, a Câmara Municipal de Guimarães comemora o Dia Municipal para a Igualdade e diversas entidades foram convidadas a estarem presentes nas comemorações realizadas pelo município mas, segundo a associação GAPQ, os grupos LGBTQ+ não foram uma delas.
Em comunicado, a organização relembra que, para além do seu, existem mais três projectos LGBTI+, sendo eles o Projecto Bússola, o Projecto Mente Aberta e o Guimarães LGBTQIA+ e que passado quatro anos, este ano voltou a haver uma Marcha LGBTQIAP+, portanto “nada justifica esta exclusão” por parte do executivo vimaranense.
Diogo Barros, porta-voz do GAPQ e da comissão organizadora da Marcha LGBTQIAP+ de Guimarães, relembra que “não será excluindo parte da comunidade que se irá conseguir lutar pela Igualdade no concelho, e combater o preconceito”.
Lara Fernandes, jovem vimaranense e membro da organização da Marcha LGBTQIAP+ de Guimarães, considera “vergonhosa” a atitude do edil vimaranense, reiterando que “nenhum convite foi realizado por parte da Câmara Municipal para estarem presentes nesta cerimónia”.
A jovem não se mostra surpreendida “tendo em conta a postura que o executivo de Domingos Bragança tem tomado nas questões relacionadas com a comunidade LGBTI+, e outros grupos minoritários”, lê-se no comunicado.
“O movimento irá continuar a lutar pelos direitos da comunidade LGBTQIAP+ em Guimarães”.
O Grupo de Apoio a Pessoas Queer assegura que “o movimento irá continuar a lutar pelos direitos da comunidade LGBTQIAP+ em Guimarães”, e relembra que a 3ª Marcha LGBTQIAP+ de Guimarães já se encontra agendada para dia 1 de Julho de 2023.
O movimento, que hoje em dia conta com mais de 40 membros, afirma que “durante o próximo ano, irão realizar diversas actividades no concelho em prol da defesa dos direitos humanos universais”.
📸 Direitos Reservados
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.