A Fraterna integra, em consórcio, o Programa de Apoio Complementar do território de Guimarães e Vizela, com início em Novembro de 2019 e término em Janeiro de 2023.
Esta acção insere-se na execução da 2ª Fase do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas, co-financiado pelo Fundo Europeu de Apoio a Carenciados (FEAC).
O programa consiste na distribuição de bens alimentares a pessoas e famílias em situação de carência alimentar, sendo que a Fraterna enquanto entidade mediadora é responsável pelas freguesias de São Paio, São Sebastião, Oliveira do Castelo, Mesão Frio, Costa, Azurém, Creixomil (bairros sociais), Infantas, Calvos e Serzedo, assegurando a entrega de géneros alimentícios a 200 pessoas.
A Direcção-Geral de Saúde definiu o tipo de géneros alimentares a distribuir, bem como as suas respectivas quantidades, de forma a assegurar a oferta de cabazes alimentares nutricionalmente adequados e que permitam assegurar 50% das necessidades energéticas e nutricionais dos indivíduos, sendo que fazem parte 25 tipos de produtos (secos, frios e congelados).
Este consórcio, coordenado pelo Banco Alimentar Contra a Fome de Braga é composto por nove entidades mediadoras, sendo que o mesmo apoia 1011 indivíduos/cidadãos.
Tem por objectivo a distribuição de géneros alimentares a cidadãos e/ou as famílias, identificadas pelo técnico de acompanhamento e atendimento social das famílias, que se encontrem em situação de carência económica.
As actividades inseridas nesta acção incluem a distribuição de géneros alimentares às pessoas mais carenciadas e o desenvolvimento de medidas de acompanhamento com vista à inclusão social das pessoas mais carenciadas.
O programa funciona nas instalações da Fraterna de Segunda-feira a Sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
📸 Direitos Reservados
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.