António José Pereira Carvalho, futebolisticamente identificado por Carvalho, nascido a 10 de Dezembro de 1960, em São Paio, Guimarães, deixa de estar entre nós, aos 62 anos.
No seu historial futebolístico, regista-se como um atleta do Vitória, com um palmarés assinalável, pois fez parte da equipa de Marinho Peres que conquistou mais um 3º lugar e teve um comportamento bastante meritório na campanha europeia que levou o clube a passar os quartos-de-final da Taça UEFA. Igualmente fez parte da equipa que conquistou nas Antas, ao Porto, a Supertaça de 1988/89 com o treinador Geninho, também brasileiro.
Carvalho era um jogador simples e prático, cumprindo as missões que lhe eram dadas em cada jogo. Com Marinho Peres foi sempre o mais polivalente de uma equipa de estrelas. Foi o treinador brasileiro, de boa memória e saudade, que o colocou a jogar a defesa-esquerdo quando a sua posição foi sempre a de médio, um distribuidor de jogo, também ‘carregador de piano’ quando jogava a trinco.
O jogador confessou ao jornal ‘O Vitória de Guimarães’, na edição de 25 de Novembro de 1987, que o seu percurso profissional ficou afectado e o seu crescimento retardado ao assinar um contrato de quatro anos.
Pode dizer-se que Carvalho, era um dos ‘putos da cidade’ que nasceu e cresceu para o futebol no Vitória. A sua carreira ficou tolhida porque Carvalho nunca esqueceu – e reconheceu – que tinha outras ambições. Esteve no clube de 1979 a 1981 e depois entre 1986 e 1991. Foi ainda treinador dos escalões de formação entre 2001 e 2004.
Só com a chegada ao clube de José Maria Pedroto é que Carvalho assumiu a sua liberdade profissional, pois por indicação e aconselhamento do técnico vitoriano, é que foi para a Sanjoanense onde começou uma carreira mais profissional que o faria crescer como jogador de futebol.
Com Manuel José ao leme do comando técnico do Vitória, Carvalho voltou a ser emprestado, agora para o Salgueiros. Ainda foi jogar dois anos no Portimonense para depois ser chamado por Pimenta Machado para um regresso desejado, pois sempre “fui sentimental e jogar no Vitória” era uma etapa mais do seu percurso futebolístico.
Carvalho, com Adão, Jesus, Nascimento, Lopes, Costeado e Nascimento, foram chamados à selecção nacional, em Fevereiro de 1987, no maior contigente de jogadores avaliados para representar a equipa das ‘quinas’.
O Vitória Sport Clube já lamentou o falecimento de António Carvalho, antigo jogador e capitão do clube. O velório tem lugar a partir das 17h00 deste Sábado, 18 de Novembro, na capela de Creixomil. O funeral está agendado para as 10h00 da próxima Segunda-feira, 20 de Novembro.
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.