O quartel dos Bombeiros Voluntários de Guimarães é o primeiro ponto da chegada a Guimarães dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na Sexta-feira, dia 24 de Fevereiro, pelas 11h30. A direcção e o comando da Associação Humanitária convidam toda a população a associar-se ao momento festivo, juntando-se aos soldados da paz na recepção da Cruz Peregrina e do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.
“Neste momento único na vida do concelho e do país, convidamos toda a população vimaranense a associar-se aos Bombeiros Voluntários de Guimarães neste momento de fé, mas também de união, fraternidade e paz. Abrimos as portas do quartel a todos quantos se queiram associar a nós na recepção de Guimarães aos símbolos da Jornada Mundial da Juventude”, convida o presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, João Pedro Castro.
O momento assinala o início da peregrinação dos símbolos da JMJ em Guimarães e juntará os bombeiros voluntários que servem a corporação, bem como dirigentes, além de entidades civis e religiosas. De acordo com o programa, na noite de Sexta-feira, a partir das 21h30, decorrerá uma via-sacra pelas ruas da cidade e no Sábado, entre as 21h00 e a 1h00, decorrerá a Noite com o Senhor, na Basílica de São Torcato.
Um dos símbolos da JMJ, o maior encontro mundial de juventude que vai este ano decorrer em Lisboa, é a Cruz Peregrina, construída a propósito do Ano Santo em 1983 e que foi confiada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo. O outro símbolo é o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que acompanha a Cruz desde 2000 e retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços. Este ícone foi introduzido ainda pelo Papa João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto dos jovens.
📸 Direitos Reservados
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.