Angariar jovens voluntários para as suas fileiras é o objectivo da campanha que começa a 13 de Julho.
Tu podes ser o herói ou a heroína desta história é o slogan da campanha com o qual a direcção da corporação pretende aliciar novos soldados da paz. Os destinatários são os jovens entre 18 e 45 anos que são convidados a ingressar na escola de bombeiros que abre em Setembro.
Seja homem ou mulher, todos podem “abraçar a nobre causa de ser bombeiro ou bombeira”. E a carreira que daí pode resultar. Mas é preciso formação e ela vai começar em Setembro, depois de efectuada a inscrição.
“Ser bombeiro é, de facto, uma heróica e nobre missão e está ao alcance de todos”.
“O nosso principal objectivo é mostrar que qualquer jovem pode ser um herói na vida real, ajudando a salvar vidas ou bens com a sua acção. Ser bombeiro é, de facto, uma heróica e nobre missão e está ao alcance de todos, não apenas de gente mais ou menos dotada, como muitas vezes se pode achar”, revela João Pedro Castro presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.
Salienta o dirigente que “vestem a nossa farda muitos jovens licenciados, mas também pessoas que trabalham em múltiplos sectores de actividade. Todos são muito bem-vindos à nossa família, para desempenharem tarefas extraordinárias e que fazem muita diferença na nossa sociedade”.
“Ser bombeiro voluntário pode ser também uma aposta no futuro”.
A formação de novos bombeiros garante a continuidade do bom serviço prestado pela corporação e enriquece a sociedade. É a convicção de Bento Marques, comandante dos Bombeiros de Guimarães, para quem “ser bombeiro voluntário pode ser também uma aposta no futuro, através de uma formação contínua e enriquecimento de competências, que abrem novas perspectivas profissionais aos jovens candidatos”.
Os bombeiros voluntários usufruem de vários direitos e regalias, de que são exemplos, na área da educação, o reembolso de propinas e taxas de inscrição e justificação de faltas, a isenção de taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde, o direito a um regime social próprio, o regime de Seguro Social Voluntário ou o aumento em 15% do tempo de serviço para efeitos de aposentação, com bonificação das pensões.
A nova campanha dos Bombeiros de Guimarães evidencia que “ser bombeiro ou bombeira é poder fazer a diferença em prol da protecção e bem-estar da comunidade e, ao mesmo tempo, uma aposta no futuro, com enriquecimento pessoal e novas perspectivas”.
Mais uma vez, além dos suportes de comunicação que vão estar em vários locais da cidade e nas montras do comércio tradicional, a campanha vai também fazer-se nas redes sociais com o contributo de várias figuras públicas e personalidades vimaranenses, além de um vídeo com grande força emocional, que além da difusão na internet vai integrar as projecções da iniciativa Cinema em Noites de Verão, do Cineclube de Guimarães.
“Basicamente, queremos desafiar os nossos jovens para serem heróis na vida real e acreditamos que muitos vão abraçar a nossa causa e ingressar na nossa família”, conclui João Pedro Castro, acrescentando que a iniciativa conta também com um alargado conjunto de parceiros institucionais e órgãos de comunicação locais.
📸 GA!
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.