O Balcão Único do Prédio (BUPi) encerra 2022 a completar um milhão de propriedades identificadas. Mais de 162 mil pessoas já identificaram as suas propriedades no âmbito deste projecto.
O BUPi encerrou 2022 a registar um milhão de propriedades identificadas na plataforma. A plataforma, que potencia o conhecimento do território, está presente em 143 dos 153 municípios que não dispõem de cadastro predial e conta com o apoio de mais de 872 técnicos habilitados registados.
Entre os municípios que mais contribuíram para este resultado estão Proença-a-Nova, Bragança, Viseu, Sertã e Tondela, tendo finalizado, em conjunto, mais de 155 mil processos de Representação Gráfica Georreferenciada (RGG).
“O BUPi é um projecto pensado para o cidadão e que a todos mobiliza”.
“O BUPi é um projecto pensado para o cidadão e que a todos mobiliza. Este marco só é possível graças a um trabalho colaborativo muito próximo entre várias entidades e ao contributo de milhares de cidadãos, que têm contribuído para esta missão que é de todos: conhecer melhor o nosso território”, afirma a coordenadora da eBUPi, Carla Mendonça.
“Este número que agora alcançamos enche-nos de entusiasmo para continuar a trabalhar afincadamente para cumprirmos os nossos objectivos, para conseguir proceder a um planeamento mais estruturado de políticas públicas de gestão e ordenamento do território”, reitera.
Recentemente, foram lançados os Prémios BUPi 2022, que pretendem reconhecer publicamente quem mais se destacou, durante o presente ano, nesta comunidade, passando por técnicos habilitados, municípios e comunidades intermunicipais. As candidaturas já estão abertas e a entrega dos prémios acontecerá em Março.
Criado em 2017, enquanto projecto-piloto em 10 municípios, o BUPi tem alavancado a sua presença nos municípios sem cadastro predial desde o início de 2021, altura em que se deu início à expansão do projecto. 2022 foi o ano que mais contribuiu para este resultado, já que 75% do total das propriedades foram identificadas apenas neste período. O BUPi é um projecto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), integrado na área governativa da Justiça, em articulação com o Ambiente e Acção Climática e com a Coesão Territorial.
📸 GA!
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.