Guimarães foi um das quatro concelhias onde houve disputa eleitoral. No país eram 19 e em 15 delas havia apenas um candidato. Por isso, as eleições de Braga, Aveiro, Leiria e Baixo Alentejo dois candidatos disputaram a liderança distrital.
Se havia ficado evidente que, pelo facto de ser um nome indicado pelo Secretário-geral socialista, Victor Hugo Salgado partia com vantagem, o primeiro a mostrar-se candidato a presidente da Federação foi Luís Soares, um candidato ‘anti-sistema’ que ficou a uma distância desconfortável – cerca de 1500 votos – do seu opositor.
Por isso, na concelhia de Guimarães, a eleição suscitava mais curiosidade, uma vez que Pedro Nuno Santos tinha duas listas a apoiá-lo: a de Flávio Freitas que representava a comissão política local; e a de Sérgio Castro Rocha, patrocinador de um “socialismo independente” e não alinhado.
Luís Soares – que indicou Adelaide Silva para cabeça de lista na escolha de delegados ao congresso distrital – candidatou-se contra dois concorrentes (B’s).
Obteve 983 votos contra 1526 de Victor Hugo Salgado na eleição directa para presidente da Federação, ou seja menos 543 votos dos mais de 2550 militantes que se mobilizaram para esta eleição.
Também a lista afecta a Vânia Cruz que apoia Pedro Nuno Santos foi a mais votada em Braga obtendo em Guimarães 675 votos contra 492 de Idalina Forte.
Restava a eleição de delegados das três listas para o congresso distrital: Flávio Freitas com 1046 votos e Sérgio Castro Rocha com 553, eram os cabeças das listas que apoiavam Victor Hugo Salgado. Somaram os dois 1599 votos mais 73 votos que os obtidos pelo presidente da Federação eleito.
Adelaide Silva, apoiante de Luís Soares, encabeçava uma lista que obteve 896 votos.
Há, no entanto, outras leituras que se podem fazer – mais tarde – destes resultados e das suas implicações na estrutura vimaranense dos socialistas, a confirmar uma dinâmica que é de salientar mas uma divisão mais ao jeito pessoal do que projectos políticos ou doutrinas ideológicas.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.