11.7 C
Guimarães
Sábado, Dezembro 21, 2024

CVE: Parlamento congratula Guimarães pela conquista de distinção europeia

Economia

A Assembleia da República congratula a cidade de Guimarães pela conquista do título de Capital Verde Europeia 2026 (CVE), valorizando e destacando o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, a descarbonização e a neutralidade climática.

O voto de congratulação foi aprovado por unanimidade na Comissão de Ambiente e Energia, na reunião de Terça-feira, dia 17 de Dezembro.

© PUB

Os dois votos apresentados pelo PSD e outro pelo PS fundiram-se num só, o que torna a decisão alvo do maior consenso político nacional.

“Destaca o concelho como um modelo internacional de boas práticas em sustentabilidade ambiental.”

“Guimarães tem demonstrado, ao longo de mais de uma década, um compromisso incansável com o desenvolvimento de políticas ambientais inovadoras. Este percurso culmina agora num merecido reconhecimento europeu, que destaca o concelho como um modelo internacional de boas práticas em sustentabilidade ambiental. Na fase final da candidatura, Guimarães competiu com as cidades de Heilbronn (Alemanha) e Klagenfurt (Áustria)” – salienta o voto final.

Refere ainda que “este reconhecimento é resultado de um longo e rigoroso processo de selecção conduzido pela Comissão Europeia, que anualmente atribui o prémio a cidades com mais de 100 mil habitantes que se destaquem em sustentabilidade ambiental”.

© Assembleia da República

E que o título “é fruto do trabalho e dedicação de toda a comunidade vimaranense, incluindo a autarquia, a ‘Estrutura de Missão Guimarães 2030’, os centros de investigação, as escolas, associações e empresas locais”. Releva “o papel determinante do presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, da coordenadora da equipa de Missão, professora Isabel Loureiro, da directora municipal dos serviços de Ambiente, engenheira Dalila Sepúlveda, e do director do Laboratório da Paisagem, Carlos Ribeiro”.

Sublinha que “o painel de avaliação destacou Guimarães pelo seu desempenho excepcional em sete parâmetros ambientais: qualidade do ar, ruído, água, biodiversidade, áreas verdes e uso do solo, gestão de resíduos e economia circular, e combate às alterações climáticas”; e destaca “a importância de iniciativas como o programa educativo PEGADAS, que sensibiliza as novas gerações para a preservação ambiental, e as Brigadas Verdes, grupos de cidadãos voluntários dedicados à defesa e melhoria do ambiente local. Também o Pacto Climático de Guimarães, promovido pelo Laboratório da Paisagem, demonstra o compromisso colectivo com a descarbonização e a neutralidade climática até 2030”.

Finalmente, reconhecem os deputados que “esta é uma conquista de Guimarães, mas também de todo o país, que vê nesta distinção um exemplo de como o trabalho colectivo pode construir um futuro mais verde e sustentável”.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias